noticias PF deflagra operação contra fraudes em títulos de terras...

PF deflagra operação contra fraudes em títulos de terras públicas no sudoeste baiano

-

- Advertisment -

Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagra na manhã desta terça-feira (21/01) a OPERAÇÃO ARCAICO, que visa combater crimes relacionados a fraudes em títulos de propriedade de terrenos da União em Vitória da Conquista.

Cerca de vinte Policiais Federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão e cinco mandados de intimação nos municípios baianos de Salvador e Vitória da Conquista.

A operação decorre de uma investigação iniciada em janeiro de 2019, quando a Polícia Federal tomou conhecimento de que um casal de ex-juízes de direito do Estado da Bahia, uma advogada e um corretor de imóveis estariam comercializando, como se donos fossem, terrenos que haviam sido destinados pela Secretaria de Patrimônio da União – SPU para a construção das novas sedes da Delegacia de Polícia Federal em Vitória da Conquista, do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego.

A fraude teve início em 2016, com a confecção de uma certidão falsa do 3º Tabelionato de Notas de Vitória da Conquista, que atestava a existência de uma suposta escritura pública de compra e venda da área em questão, datada de 1994, cujo livro havia sido extraviado. A partir dessa certidão, teria sido feito um registro imobiliário no 1º Ofício de Imóveis de Vitória da Conquista, em um livro que, coincidentemente, estaria totalmente danificado e ilegível, impossibilitando a sua verificação.

Os investigados conseguiram, então, em curto espaço de tempo, cancelar administrativamente a matrícula da propriedade da União, e a partir daí o casal, a advogada e o corretor passaram a ameaçar algumas pessoas que ocupavam irregularmente a área, exigindo pagamentos em troca da manutenção de suas residências e negócios.

Nesta fase do inquérito, os investigados foram indiciados pelos crimes de associação criminosa, estelionato, extravio de livro ou documento, prevaricação, falsidade ideológica, falsificação de documento público, extorsão e alienação ou oneração fraudulenta de coisa própria.

Fonte: Ascom

Últimas Notícias

Natural de Sebastião Laranjeiras, dono de farmácia é assassinado a golpes de faca em Serra do Ramalho

Um homem, natural de Sebastião Laranjeiras(BA), identificado como Kelison Denis Lima Souza, de 35 anos, foi assassinado a golpes...

Batida entre van e ônibus deixa quatro mortos e 10 feridos na BA-263, na região sudoeste

Ao menos quatro pessoas morreram e outras 10 ficaram feridas durante uma batida entre uma van e um ônibus,...

Mega-Sena acumula de novo e pode pagar R$ 170 milhões nesta quarta

Já imaginou começar o Carnaval de uma forma diferente: milionário? Pois é. A Mega-Sena sorteia, nesta quarta-feira (19), às...

Carro capota com grande quantidade de drogas na BR-030 em Palmas de Monte Alto; dupla foi presa pela PM

Dois indivíduos, identificados pelas iniciais S.S.N, 30 anos e E.N.S, 19 anos, residentes em Carinhanha (BA), foram detidos na...

ANAC concede certificado operacional ao Aeroporto de Guanambi e prefeito Jairo Magalhães comemora

O dia 14 de fevereiro de  2020 trouxe uma boa notícia para a população de Guanambi e, que deixou...

Prefeitura de Malhada promoveu “Dia D” de vacinação contra o sarampo neste sábado

A prefeitura de malhada, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Coordenação de Imunização realizou neste...

Mais Lidas

Natural de Sebastião Laranjeiras, dono de farmácia é assassinado a golpes de faca em Serra do Ramalho

Um homem, natural de Sebastião Laranjeiras(BA), identificado como Kelison...

Batida entre van e ônibus deixa quatro mortos e 10 feridos na BA-263, na região sudoeste

Ao menos quatro pessoas morreram e outras 10 ficaram...
- Advertisement -

Portal Vilson NunesÚltimas Notícias
O portal de notícias com a marca da verdade