Palmas de Monte Alto: CONDER aponta irregularidades na construção...
Array

Palmas de Monte Alto: CONDER aponta irregularidades na construção da Praça da Alegria

-

- Advertisment -

Em ofício encaminhado ao prefeito de Palmas de Monte Alto (BA), Manoel Rubens Vicente da Cruz (PSD), a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), apontou irregularidades no Convênio 117/2014, cujo objeto é a execução de serviços visando a construção da Praça da Alegria, no referido município, realizada na gestão do ex-prefeito Fernando Nogueira Laranjeira (PMDB) e inaugurada em 29 de dezembro de 2016.

No documento assinado pelo Superintendente de Equipamentos – Fernando Pellegrino Mello e pelo Coordenador de Convênios, Amós Terra Nova Matias, a CONDER alega que houve indeferimento do Processo de Prestação de Contas da 2ª parcela, em função de divergências identificadas no Boletim de Medição e no Resumo do Boletim de Medição, pelos seguintes motivos: serviços medidos em quantidades superiores as levantadas em campo pela vistoria da CONDER; A planilha Orçamentária de Contrato inserida no Boletim de Medição da Planilha aprovada na Prestação de Contas da 1ª parcela e os valores acumulados não foram calculados a partir do Boletim de Medição 2, atestado na Prestação de Contas da 1ª parcela.

Segundo o Órgão, em vistoria técnica realizada em 24/05/2017 foi apontado que, embora a Praça esteja fisicamente concluída, existem serviços a serem retificados, além de itens não executados ou executados em quantidade menor do que a prevista. Os serviços a serem corrigidos e os itens executados em quantidade menor do que previsto constam no relatório abaixo. Diante disso, a CONDER concluiu que a obra está paralisada com 77,64% dos serviços executados.

Ainda conforme o documento, a prefeitura deverá corrigir o Boletim de Medição, bem como o seu Resumo, a fim de regularizar a Prestação de Contas. Além disso, é necessário que o município retome a execução dos serviços e se manifeste formalmente sobre o que fora apontado no mencionado relatório. De acordo com a Companhia, não sendo sanadas as pendências e irregularidades identificadas, o Governo do Estado instaurará Tomada de Contas Especial (TCE) do Convênio. TCE é um instrumento de que dispõe a Administração Pública para ressarcir-se de eventuais prejuízos que lhe forem causados, sendo o processo revestido de rito próprio e somente instaurado depois de esgotadas as medidas administrativas para reparação do dano.

A CONDER deu um prazo de 15 (quinze) dias, a partir do recebimento do ofício, para que o município possa adotar as providências cabíveis para sanar as inconsistências, ou informar os motivos da impossibilidade de atendimento do quanto solicitado, oportunizando o contraditório e a ampla defesa aos envolvidos no referido procedimento. Confira as cópias do relatório enviado pela CONDER:

O OUTRO LADO

Procurado pela nossa reportagem, o ex-gestor Fernando Laranjeira, esclareceu que já recebeu a notificação e a encaminhou para a empresa responsável pela construção da obra se manifestar. Ele afirmou ter orgulho desta praça que se tornou cartão postal da cidade. “Estou muito tranquilo, pois tenho certeza que se realmente existir a necessidade de fazer algum reparo, a empreiteira fará. Inaugurei esta praça para ser o ponto de encontro das famílias, crianças e idosos. O município precisava de um espaço de lazer e esta obra marcou a minha administração, pois foi um desafio para mim por em prática esse projeto. Mais uma vez agradeço a todos que se empenharam junto comigo na realização deste sonho”, concluiu Laranjeira. A empresa Engelim, vencedora da licitação, não foi localizada para comentar o caso.

Fonte: Portal Vilson Nunes

Últimas Notícias

Trio é preso com drogas no bairro Gurungas, em Guanambi

Na manhã desta quinta-feira (16), três indivíduos - não identificados - foram presos, após serem flagrados de posse de...

Proprietários de bar são presos pela CAESG por tráfico de drogas em Palmas de Monte Alto

Na tarde desta quarta-feira (15), três pessoas identificadas pelas iniciais I.M.R, C.R.N e E.V.J  foram detidas, após serem flagradas...

Homicídios caem 21,4% de janeiro a setembro de 2019 no Brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou nesta quinta-feira (16) que o país registrou queda de 21,4% nos...

Governo federal anuncia aumento do piso dos professores

O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciaram por meio de live (transmissão ao vivo)...

Cerveja contaminada: Secretaria de Saúde confirma quarta morte em MG

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais confirmou, na tarde desta quinta-feira (16), a quarta morte por ingestão de...

Justiça Estadual de Palmas de Monte Alto realiza leilão eletrônico

A Justiça Estadual de Palmas de Monte Alto em conjunto com o leiloeiro oficial Paulo Cezar Teixeira, realizam leilão...

Mais Lidas

Trio é preso com drogas no bairro Gurungas, em Guanambi

Na manhã desta quinta-feira (16), três indivíduos - não...

Proprietários de bar são presos pela CAESG por tráfico de drogas em Palmas de Monte Alto

Na tarde desta quarta-feira (15), três pessoas identificadas pelas...
- Advertisement -

Portal Vilson NunesÚltimas Notícias
O portal de notícias com a marca da verdade