noticias Na contramão, Câmara de Vereadores de Guanambi poderá aumentar...

Na contramão, Câmara de Vereadores de Guanambi poderá aumentar número de parlamentares na próxima legislatura

-

Na contramão, Câmara de Vereadores de Guanambi poderá aumentar número de parlamentares na próxima legislatura

Câmara de Vereadores de Guanambi (Foto: Divulgação)

Em sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira (16), no Auditório da Câmara de Vereadores de Guanambi, foi apresentado um Projeto de Lei que pretende aumentar o número de vereadores do município, dos atuais 15 para 17, a partir da próxima legislatura.

Segundo informações do site O Popular, o projeto se baseia na Constituição Federal que fixa até 17 vereadores para os municípios com mais de 80 mil habitantes. Hoje, segundo a estimativa populacional do IBGE, Guanambi tem 84.481. De acordo com o presidente da casa, Vereador Zaqueu Rodrigues, “o acréscimo de duas vagas não resultará em impacto financeiro para o município, pois as despesas decorrentes da criação das novas cadeiras serão ajustadas às receitas existentes”, justificou o parlamentar.

No entanto, conforme mostra pesquisas realizadas, a proposta apresentada no legislativo guanambiense ‘caminha’ na ‘contramão’ do que a população demonstra nas ruas e nas redes sociais. “Esse projeto é mais um absurdo, queremos é a redução de políticos e dos seus salários, não estamos em crise? Como eles querem aprovar esse absurdo? Temos que protestar contra essa imoralidade“, disse um internauta.

Em nota encaminhada à reportagem do Portal Vilson Nunes, o presidente Zaqueu Rodrigues justificou a motivação da apresentação da proposta. “Interessante perceber como se utiliza a informação da forma direcionada!! Foi colocado o projeto atendendo todas as prerrogativas legais, não onerando em nada o executivo e muito menos o legislativo!! Infelizmente, transparecem pelas informações apenas o que tem de interesse no meio midiático, sem perceber o quanto isso poderá ajudar no atendimento à população!! Vocês já viram o quanto os vereadores procuram ajudar a população? O ato retiram do próprio bolso para ajudar terceiros? O qto sacrificam as suas vidas pessoais e profissionais procurando ajudar? Infelizmente, a política tornou-se um “meio negativo” em se trabalhar, pois muitas pessoas veem e percebem um ponto, mas nunca o contexto geral!! Já viu quantos projetos os nosso vereadores trabalham com projetos para ajudar, contribuir e desenvolver a cidade? Isso quase nunca é noticiado, infelizmente!! Estamos tentando ajudar uma cidade com 90.000 hab e é, humanamente impossível, 15 vereadores fazer tudo por todos!! Por isso q muitas vezes ouço: “vc sumiu, vc anda sumido”, mas como vou conseguir atender tantas necessidades? Complicado amigo, pode ter certeza!! Estamos aq para ajudar!!”, escreveu.

Recentemente, um levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas apontou que 90,8% dos brasileiros acreditam que a quantidade de deputados federais e senadores deveria ser menor do que os atuais 594 parlamentares.

O resultado da pesquisa reflete a baixa confiança que a população deposita no legislativo federal. Outra pesquisa, essa do Datafolha e realizada em 2019, indicou que o Congresso Nacional é considerado “muito confiável” apenas por 8% dos brasileiros e “pouco confiável” por 49%. Já para 41% da população o Congresso não é “nada confiável”. Os partidos políticos, por sua vez, despertam a confiança de apenas 5% das pessoas; 39% confiam pouco e 54% não confiam nos partidos.

E, segundo uma pesquisa do Instituto Ipsos feita em 2017, apenas 6% dos eleitores se sentem representados pelos políticos em quem votaram.

A ideia de reduzir parlamentares é a campeã na consulta popular do Senado. Mais de 1,8 milhão de pessoas se manifestaram a favor da proposta do então senador Jorge Viana (PT-AC) de reduzir o número de deputados de 513 para 385 e o de senadores de 81 para 54. Entretanto, a proposta não foi adiante porque não interessa aos parlamentares.

Fonte: Portal Vilson Nunes

Últimas Notícias

Palmas de Monte Alto: Criança de 7 anos fica gravemente ferida após colisão entre motocicletas no bairro Nova Palmas

Um menino de 7 anos, identificado como Raylan da Silva Oliveira, ficou gravemente ferido, após uma colisão envolvendo duas...

Prefeitura de Iuiú emite Nota de Pesar pelo falecimento do ex-suplente de vereador Juarez do Dellyrius

O prefeito de Iuiú, Reinalldo Góes, manifestou suas condolências à família do senhor Juarez do Dellyrius - ex-suplente de...

Motocicleta com placas de Palmas de Monte Alto é encontrada abandonada na zona rural de Pindaí

Uma motocicleta Honda CG 125, Titan KS, cor verde, placa JOS-0325, licença de Palmas de Monte Alto (BA) foi...

Motocicleta é furtada no centro de Riacho de Santana

Uma motocicleta, modelo Yamaha/YBR 125, ano 2007/2008, cor vermelha, placa DYR-7590, licença de Uberaba (MG) foi furtada na manhã...

Caculé: Família busca informações de criança de 11 anos desaparecida

Antônio Marcos Pinho da Costa, de 11 anos, morador do Bairro São Cristóvão, em Caculé, no sudoeste baiano, está...

Jovem é morto a facada durante briga com amigo em Livramento de Nossa Senhora

Wesley Santos Souza, 29 anos, mais conhecido como Lelei, foi morto a facada na noite deste sábado (19), na...

Mais lidas

- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you