Ivana comemora parceria do governo para combate ao câncer de mama e do colo do útero

0
40
Foto: Divulgação

A deputada Ivana Bastos participou, nesta terça-feira (12), da assinatura do convênio entre o Governo do Estado, o Instituto Avon, por meio da Fundação Pio XII, entidade mantenedora do Hospital do Câncer de Barretos (Hospital do Amor) para a implantação e operação do Programa de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero e Mama no estado, que tem como objetivo aumentar o diagnóstico precoce da doença. Serão investidos R$ 12 milhões pelo Instituto e em contrapartida, o Estado arcará com a manutenção de unidades fixas e móveis, ao custo superior a R$ 16 milhões por ano.

Serão construídas quatro unidades móveis adaptadas, vinculadas às policlínicas regionais de Jequié, Irecê, Teixeira de Freitas e Guanambi. Duas unidades já existentes receberão suporte, uma em Salvador, no Hospital da Mulher, e outra no município de Juazeiro. Além destas, seis unidades fixas serão equipadas nos mesmos municípios. O Governo do Estado, através da Secretária de Saúde (Sesab)arcará com os custos de pessoal, manutenção e operação das unidades.

A estimativa é atender anualmente aproximadamente 80 mil mulheres com exames de diagnóstico como mamografia com estereotaxia, ultrassom de mama, biópsia de mama e colo do útero, além de consultas médicas especializadas e aulas de educação continuada para os profissionais de saúde. Por dia, as novas unidades móveis terão a capacidade de realizar 57 mamografias e 70 exames preventivos.

Fonte: Ascom

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.