Guanambi realizou Audiência Pública sobre Reforma da Previdência

Share on facebook
Share on whatsapp
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na última sexta-feira, 07 de junho, realizou-se no CETEP em Guanambi-Bahia um Seminário Regional para debater a PEC nº 6/2019 da Reforma da Previdência. Esse seminário foi aprovado na Comissão Especial destinada a proferir parecer sobre a PEC da reforma da previdência e teve por objetivo promover o debate regionalizado sobre a Previdência e Assistência Social, possibilitando a participação popular para opinar e conhecer as mudança no sistema previdenciário.

O evento solicitado pelo PT de Guanambi em articulação com a suplente de Deputada Valda ACS, teve a presença dos Deputados Federais Jorge Solla (PT/BA) e Charles Fernandes (PSD/BA). O Deputado Jorge Solla é um dos maiores conhecedores do tema e explanou sobre as mudanças na trajetória dos segurados, servidores públicos e pensionistas, e os impactos do Benefício de Prestação Continuada (BPC), aposentadoria rural, aposentadoria dos professores e regime de capitalização, onde defendeu sua revisão e exclusão do projeto de reforma. O Dep.Charles Fernandes, a Suplente de Deputada Valda ACS, Vice-presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONCS), Drª.Elane Alves (CONACS), e Dr.Rafael Bonfim, foram os debatedores.

Foto: Divulgação

A Surpresa da última eleição, Valda ACS, principal articuladora do evento, no segundo momento do seminário teve uma pauta especifica com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que debateram os avanços e retrocessos da luta da categoria com a presença da Drª.Elane Alves (assessora jurídica da CONACS) e representantes sindicais de alguns  municípios baianos.

O Deputado Charles Fernandes (PSD/BA), externou sua posição contrária a perda de direitos dos trabalhadores na reforma da previdência, e se mostrou favorável às demandas dos Agentes Comunitários de Saúde e Edemias. A Suplente de Deputada Valda ACS fez um pedido  ao Deputado Charles Fernandes para não votar nesse projeto de reforma que está posto, pois vai de encontro aos direitos do povo sertanejo, trabalhadores e a Categoria dos ACS que representa. O pedido ao Dep.Charles Fernandes para dizer não ao projeto de reforma foi endossado pelo prof.José Alves, presidente do PT de Guanambi, que agradeceu ao Dep.Jorge Solla por ter escolhido Guanambi para sediar esse seminário, e aos militantes, entidades e a população presente pela disposição em discutir um tema tão relevante.

O evento teve a presença de aproximadamente 700 participantes, entre representantes de entidades, sindicatos, professores, estudantes, militantes e Agentes Comunitários de Saúde.

Fonte: Ascom