noticias Educação Ambiental: Os problemas causados pelo descarte de lixo...

Educação Ambiental: Os problemas causados pelo descarte de lixo no Riacho do Belém e nas saídas, ruas e praças de Guanambi

-

Educação Ambiental: Os problemas causados pelo descarte de lixo no Riacho do Belém e nas saídas, ruas e praças de Guanambi

Foto: Blog do Latinha

Guanambi tem um bom serviço de Limpeza Urbana, mas os problemas gerados pelo descarte inadequado e pela disposição incorreta de resíduos são provocados pela própria população.

Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos é  responsabilidade do Poder Público e  de toda a população. Quem mais sofre e reclama com a sujeira, também é responsável por provocá-la.

Os problemas gerados pelo descarte inadequado de lixo  são visíveis e se configuram como agressões ambientais e até como uma questão sanitária que coloca em risco à saúde pública.

O cidadão deve pensar duas vezes antes de jogar lixo em vias públicas, de dispor os sacos de lixo fora do horário da coleta e até mesmo de lançá-los em terrenos, praças, esquinas e áreas verdes, pois provocam problemas de saúde pública, poluição ambiental e visual, contaminação do solo e dos lençóis freáticos , aumento dos gastos públicos com limpeza urbana e sujeiras nas saídas da cidade, estradas e zona rural.

A natureza é uma das principais vítimas do descarte inadequado de resíduos. Rios, riachos, córregos, canais e lagoas e todos os seus ecossistemas sofrem com a poluição causada pelo acúmulo e descarte inadequado de lixo.

Quanto mais o cidadão promove o descarte inadequado, mais aumentam os custos com a limpeza. Um recurso que poderia ser utilizado para educação, saúde, cultura e outras áreas da gestão pública.

A limpeza pública faz parte do chamado saneamento básico que é o conjunto de quatro serviços: 1. Abastecimento público de água potável ; 2. Coleta, tratamento e disposição final adequada dos esgotos sanitários; 3. Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas; 4. Limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos.

Portanto, a prevenção e controle de doenças, promoção de hábitos higiênicos saudáveis, controle de enchentes e melhoria da limpeza pública, significa a promoção da qualidade de vida da população de Guanambi.

Fonte: Blog do Latinha

Últimas Notícias

Palmas de Monte Alto: Criança de 7 anos fica gravemente ferida após colisão entre motocicletas no bairro Nova Palmas

Um menino de 7 anos, identificado como Raylan da Silva Oliveira, ficou gravemente ferido, após uma colisão envolvendo duas...

Motocicleta com placas de Palmas de Monte Alto é encontrada abandonada na zona rural de Pindaí

Uma motocicleta Honda CG 125, Titan KS, cor verde, placa JOS-0325, licença de Palmas de Monte Alto (BA) foi...

Motocicleta é furtada no centro de Riacho de Santana

Uma motocicleta, modelo Yamaha/YBR 125, ano 2007/2008, cor vermelha, placa DYR-7590, licença de Uberaba (MG) foi furtada na manhã...

Caculé: Família busca informações de criança de 11 anos desaparecida

Antônio Marcos Pinho da Costa, de 11 anos, morador do Bairro São Cristóvão, em Caculé, no sudoeste baiano, está...

Jovem é morto a facada durante briga com amigo em Livramento de Nossa Senhora

Wesley Santos Souza, 29 anos, mais conhecido como Lelei, foi morto a facada na noite deste sábado (19), na...

Homem residente em Matina sofre tentativa de homicídio ao sair de bar na cidade de Guanambi

Um homem, identificado como Clériston Fernandes Teixeira, vulgo 'Keu', 37 anos, residente em Matina (BA), sofreu um tentativa de...

Mais lidas

- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you