4ª Conferência Municipal de Saúde é realizada com sucesso em Palmas de Monte Alto

Share on facebook
Share on whatsapp
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Realizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a 4ª Conferência Municipal de Saúde de Palmas de Monte Alto (BA) ocorreu na última sexta-feira (25/8), no Auditório Jorge Amado, do Colégio Municipal Eliza Teixeira de Moura, no centro da cidade. O evento teve como tema “Os Desafios de se Fazer Saúde Pública com Integralidade”. Várias autoridades municipais estiveram presentes entre elas o vice-prefeito e secretário municipal de educação, Domingos Rodrigues Porto Neto, secretário municipal de saúde, Marcos Túlio Laranjeira Rocha, secretária municipal de ação social, Lúcia Helena Ribeiro, vereadora Adenúsia dos Santos Araújo, o coordenador geral da comissão organizadora, Edmilson Nascimento e, o presidente do conselho Marcos Fábio de Carvalho Porto, assim como representantes da sociedade civil.

A leitura do regimento interno foi realizada por membro do conselho municipal de saúde. Em seguida a conferencista Alzira Stela Boa Sorte Morais, representante da BOS – Base Operacional de Saúde palestrou sobre o tema da conferência, mostrando a importância da implantação das ações na saúde pública e falando sobre os eixos centrais da conferência.

Os objetivos da IV Conferência Municipal de Saúde foram: discutir o tema principal da conferência; apresentação da situação de saúde atual no município e da execução das propostas aprovadas na III Conferência Municipal de Saúde; apreciar as ações prioritárias a serem implementadas na rede pública de Saúde do Município, e referendar as ações ainda não executadas, para comporem o Plano Municipal de Saúde 2018-2021, além de possibilitar a participação dos diversos segmentos da sociedade na gestão do Sistema Único de Saúde do Município, como prática efetiva da cidadania, participação e inclusão social. Ainda durante a conferência foram realizadas palestras, mesas redondas e grupos de estudos, quando os responsáveis apresentaram as propostas votadas no final do evento. O documento aprovado pelos conferencistas subsidiará as metas que o município terá que alcançar nos próximos anos, e será encaminhado para a plenária estadual.

Confira as propostas aprovadas:

Fonte: Vilson Nunes / Rádio Visão FM