
O município de Ibiassucê, no sudoeste baiano, foi o grande vencedor da categoria “Saúde e Bem Estar” da etapa estadual da 3ª edição do prêmio “Band Cidades Excelentes”, uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila, que visa incentivar, reconhecer e valorizar as boas práticas de gestão nos municípios brasileiros, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos e o bem-estar dos cidadãos.
Para avaliar os municípios, o prêmio utiliza o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que é uma ferramenta baseada em big data e inteligência artificial, que reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio. A partir de algoritmos, o IGMA consolida os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.
Os indicadores são divididos em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Cada pilar tem três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população do município: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.
Em nota, a prefeitura destacou que “a conquista do prêmio é mais um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela gestão municipal de Ibiassucê na área da saúde pública, que se destaca pelo atendimento de qualidade à população e pela valorização dos profissionais”.
Fonte: Ascom