
Na manhã desta quarta-feira (21), conforme anunciado em matéria anterior, os motoristas de transportes alternativos continuam bloqueando a rodovia BR-030, entre Guanambi e Palmas de Monte Alto. Por volta das 6h40, a reportagem do Portal Vilson Nunes passou por um bloqueio nas proximidades do trevo de Mutans, onde alguns manifestantes permanecem protestando contra a alteração do código de trânsito que foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e endurece a punição para esse tipo de transporte, considerado irregular.
O protesto pacífico, promovido em todo país, visa fazer com que o governo revogue a alteração e permita que a categoria exerça as suas atividades. Uma mobilização maior está sendo organizada para esta quarta-feira (21), em frente à esplanada dos ministérios, em Brasília. Para a categoria, o presidente Jair Bolsonaro foi inconsequente ao não pensar nos pais de família que dependem do transporte alternativo, bem como nos usuários, que não podem ficar à mercê das grandes empresas. “Essa lei vai beneficiar as grandes empresas e penalizar os pais de família”, avaliam os manifestantes.
Diante da situação, as aulas em faculdades de Guanambi foram suspensas por tempo indeterminado. A expectativa é de que os protestos em Guanambi e na região finalizem ainda hoje e amanhã a situação seja normalizada, mas de acordo com uma fonte ouvida pela reportagem, tudo dependerá do que ocorrer na capital do país.
Em contato com a nossa reportagem, a Cooperativa de Transportes Alternativos de Palmas de Monte Alto (COOTAPAMA) informou que na manhã desta quinta-feira (21) os veículos já estarão transportando os passageiros novamente.