O deputado Vítor Bonfim (PV) lamentou o falecimento do ex-deputado por Minas Gerais, Cleuber Brandão Carneiro, através de moção de pesar que protocolou nesta terça-feira (16) na Assembleia Legislativa, expressando “seus mais sinceros sentimentos e consternação pelo ocorrido”. Baiano de Paratinga, ele faleceu aos 84 anos em Belo Horizonte e deixou um vazio não só entre os seus familiares, mas entre todos que privaram da sua amizade.
Na justificativa que anexou à moção de pesar, o parlamentar do Partido Verde traçou um breve perfil profissional e político do “ilustre Cleuber Brandão Carneiro, que nasceu em 27 de janeiro de 1940. Mas, na vida adulta, veio a se estabelecer na vizinha (da Bahia) cidade de Januária, onde também atuou como advogado, professor, produtor rural e comerciante”. O corpo foi velado em Januária, no salão da funerária Avelar e o sepultado aconteceu na mesma cidade, que decretou luto oficial de três dias pelo falecimento.
TRAJETÓRIA
Cleuber Carneiro ingressou na política partidária e se elegeu vereador em Januária no período entre 1972 e 1973, chegando à prefeitura municipal entre 1973 e 178. Após o brilhante trabalho no comando da municipalidade, informou o deputado Vítor Bonfim, “ele foi eleito deputado para Assembleia Legislativa de Minas Gerais por cinco mandatos consecutivos, de 1979 a 1999 – da 9ª até a 13ª Legislatura”.
Como deputado estadual, Cleuber Carneiro foi membro da Assembleia Constituinte, eleito em 1986 pelo então PFL. Presidiu ainda inúmeras comissões no Legislativo e chegou a ser 1° vice-presidente da ALMG, entre 1989 e 1990. Depois, elegeu-se deputado federal, cargo que ocupou entre 1999 e 2007. Para além da atividade política, Vitor Bonfim acrescentou que merece destaque o empenho de Cleuber na área educacional.
PESAR
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) também divulgou uma nota de pesar e lamentou profundamente a morte do ex-parlamentar, informou Vitor Bonfim, que lembrou nota daquela instituição de ensino superior que reconheceu a contribuição de Cleuber Carneiro ao longo da vida pública ao desenvolvimento do ensino superior do Norte de Minas, especialmente em Januária, sendo um grande benfeitor para a instalação e consolidação do campus da Unimontes no município.
O deputado baiano salientou ainda que, durante a constituinte, Cleuber Brandão Carneiro teve destacada participação no processo de transformação da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) na atual Universidade Estadual de Montes Claros, além de contribuir para a instalação do campus da universidade em Januária, destinando recursos para construção de instalações acadêmicas.
Ao final da moção de pesar, o deputado Vítor Bonfim solicitou à Secretaria-Geral da Mesa que desse conhecimento da sua moção aos familiares do ex-parlamentar falecido, prefeito de Paratinga, Marcel Carneiro, à prefeitura Municipal de Januária, Minas Gerais, à Câmara dos Deputados e à Câmara de Vereadores dos municípios supracitados.
Fonte: Ascom