
A internauta Daniele da Silva Rocha, moradora da Rua da Independência, no bairro Santa Cruz, em Palmas de Monte Alto (BA), denunciou o envenenamento de animais de estimação na região. Segundo relato enviado ao Portal Vilson Nunes, ao acordar na manhã desta quarta-feira (30), ela se deparou com dois gatos mortos, supostamente por envenenamento.
“Não sei quem está fazendo isso. É revoltante. Esses animais não fazem mal a ninguém. Acordar e encontrar meus bichinhos mortos é doloroso demais”, desabafou Daniele. Ela alertou outros moradores da localidade para que redobrem os cuidados com seus animais, diante do risco de novos casos.
Além da dor da perda, a moradora expressou preocupação com o uso de veneno em área residencial, o que pode colocar em risco também a saúde de pessoas, especialmente crianças. “Tenho uma filha pequena que brinca com os gatos. A gente não sabe o tipo de veneno usado e isso representa um risco até para as pessoas da casa.”
O ato de envenenar animais é crime previsto na Lei Federal nº 9.605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. Após a atualização pela Lei nº 14.064/20, a pena para quem maltratar cães e gatos pode chegar a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda.
Daniele pede que o caso seja investigado e que o responsável seja identificado e punido. O episódio gerou forte comoção nas redes sociais.
Feito por Portal Vilson Nunes
Uma resposta
Na rua Dr Valdemar Teixeira de Moura , deve ter uns 40 dias uma moradora me disse que mataram vários gatos e cães também envenenado, mais ou menos uns 7 animais tudo no mesmo dia. falei pra ela denuncia ela me respondeu pra que,? Eles não fazem nada.