
Um montealtense, funcionário da Planova, testou positivo para o novo coronavírus (covid-19), em teste rápido feito no município de Urandi (BA). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (22) pelo prefeito do referido município – Dorival Barbosa do Carmo e confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Palmas de Monte Alto, conforme Nota encaminhada à imprensa.
No comunicado, a pasta de saúde esclareceu que a testagem do paciente foi realizada no dia 20/05, em laboratório da rede privada, e o resultado apresentou IgM negativa e IgG positiva, significando que a doença já ocorreu há algum tempo.
Procurado pelo PORTAL VILSON NUNES, o coordenador de vigilância epidemiológica, Edmilson Nascimento (Júnior), informou que o teste rápido analisa dois tipos de anticorpos: o IgM (fase recente da doença) e o IgG (fase tardia da doença). De acordo com o profissional, apesar do desfecho do quadro, a determinação do Ministério da Saúde é o de isolar o paciente e seus contatos também nestes casos. “IgG positiva significa fase tardia. Só que no caso da COVID-19, não se pode garantir se a pessoa tá transmitindo ou não, pois não temos como afirmar se a pessoa se contaminou a mais de 14 dias. Portanto, indicamos a quarentena, para resguardar o interesse coletivo“, disse Júnior.
Ainda segundo o Secretário Municipal de Saúde, Marcos Túlio Laranjeira Rocha (Tito), a pasta agiu rapidamente e procedeu com uma avaliação técnica do paciente. Questionado sobre a realização de nova testagem no paciente e seus familiares, Tito garantiu que sim, porém ressaltou que é necessário aguardar o prazo. “Vamos fazer sim, mas tem que dar o tempo para detecção que são de 8 dias, como também vamos fazer com contatos do paciente se tiver sintomas“, mencionou o secretário.
O homem chegou no município nesta sexta-feira. O caso deve entrar no Boletim Epidemiológico de Palmas de Monte Alto na tarde deste sábado (23). [confira a nota na íntegra]

Município de Urandi já é considerado o epicentro da doença na região sudoeste da BA