Matina: Conferência Municipal de Saúde foi realizada com sucesso e discutiu o fortalecimento do SUS

Foto: Divulgação

Realizada em Matina na última terça-feira (30-11) a VII Conferência Municipal da Saúde com o tema “O SUS que queremos: desafios de hoje e perspectivas do amanhã”; oportunidade, para discussão e reflexão do sistema de saúde no âmbito municipal, mas também no âmbito estadual e nacional, com foco no fortalecimento do processo democrático e participação da sociedade na gestão do SUS – Sistema Único da Saúde.

O evento visou também construir diretrizes para formulação de políticas públicas para a saúde que de fato atendam os anseios e necessidades da população, como espaço de diálogo da coletividade com o poder público, dentro do conceito de saúde como direito da pessoas e responsabilidade de todos.

O Secretário Municipal de Saúde Charles Jacson reforçou o objetivo da atual gestão em realizar ações na saúde de forma participativa, salientando o importante direcionamento da prefeita Olga Gentil nesse sentido.

A Presidente de Conselho Municipal de Saúde Sra. Talita Guedes, falou dando ênfase para os objetivos da conferência, orientando para o debate centrado no tema proposto.

Falando em nome da prefeita, que não esteve presente porque se recupera de uma cirurgia, o vice prefeito Irineu Fernandes demonstrou ser um grande defensor do Sistema Único de Saúde, acreditando que somente com a participação efetiva dos seus usuários, o apoio da comunidade em geral e dos profissionais de saúde, será possível fortalecer ainda mais, esse que é o maior programa de saúde pública do mundo.

A palestra magna do evento foi proferida pela técnica Joelma de Meira Ferreira e em seguida foram instalados os grupos para discussão dos eixos temáticos, assim distribuídos:

Eixo I – Atenção Primária da Saúde

Eixo II – Atenção Especializada

Eixo III – Vigilância em Saúde

Eixo IV – Impacto da pandemia da Covid-19 nas redes de atenção à saúde: atualidades e perspectivas.

Eixo V – Controle Social e participação popular

Eixo VI – Gestão do trabalho e da Educação na saúde.

O evento que foi coroado de êxito, encerrou com a votação das propostas.

Ascom/Matina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.