
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (9), que o Brasil vai responder à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros com base na Lei de Reciprocidade Econômica. A medida foi anunciada por Donald Trump e passa a valer em 1º de agosto.
Segundo Lula, a justificativa de Trump sobre um suposto déficit comercial com o Brasil é falsa. O governo brasileiro afirma que os EUA acumularam superávit de US$ 410 bilhões com o Brasil nos últimos 15 anos.
A lei sancionada em abril permite ao Executivo adotar contramedidas como restrição a importações e suspensão de concessões comerciais e direitos de propriedade intelectual, em resposta a sanções unilaterais que prejudiquem a competitividade brasileira.
Lula também criticou Trump por citar o ex-presidente Jair Bolsonaro e decisões do STF contra seus apoiadores para justificar as sanções. O presidente reafirmou a independência das instituições brasileiras e defendeu o combate a fake news, discursos de ódio e conteúdos ilegais nas redes sociais.
Antes da declaração, Lula reuniu ministros em uma reunião de emergência no Palácio do Planalto para discutir a crise.
Feito por Portal Vilson Nunes