
O jovem Matheus Pereira dos Santos, de 20 anos, natural de Guanambi, no sudoeste da Bahia, foi oficialmente reconhecido como Jovem Transformador Ashoka, integrando a turma nacional de 2025. O reconhecimento foi concedido pela Ashoka Brasil, em parceria com o Grupo Globo e a Fundação Roberto Marinho, que juntos selecionam jovens de destaque no país por seus impactos sociais transformadores.
Matheus foi selecionado com o projeto “Juventude Solidária: Amar é Doar”, iniciativa que mobiliza jovens para campanhas de doação de sangue, arrecadação de cestas básicas, apoio a famílias em situação de vulnerabilidade e organização de eventos comunitários. O projeto nasceu a partir de sua vivência como estagiário hospitalar, quando percebeu de perto a escassez de sangue nos hemocentros. A partir dessa realidade, o jovem articulou parcerias com escolas e instituições de saúde, envolvendo dezenas de estudantes em ações solidárias.
O trabalho liderado por Matheus também foi fundamental para a criação do Dia Municipal da Doação de Sangue Jovem em Guanambi e para a integração de campanhas entre as secretarias municipais de Educação e Saúde.
Durante o processo de reconhecimento, Matheus se destacou por sua profunda conexão com seu território e pela capacidade de trabalho colaborativo, mesmo apresentando um perfil mais tímido. Ele foi elogiado pela Ashoka por valorizar a coletividade, reconhecer a importância dos parceiros e demonstrar um forte compromisso com a continuidade de seu projeto, mesmo enquanto se prepara para iniciar seus estudos em Medicina.
A equipe avaliadora também ressaltou que sua iniciativa vai além da doação de sangue, alcançando diversas comunidades vulneráveis com ações de impacto social significativo.
Como parte da nova turma de Jovens Transformadores Ashoka 2025, Matheus participará de uma jornada de desenvolvimento e articulação em rede para potencializar ainda mais seu trabalho.
Feito por Portal Vilson Nunes