Em uma luta que se estende desde o ano passado, a deputada Ivana Bastos e o deputado federal Charles Fernandes garantem a transferência do médico legista Lucas Ferreira Cordeiro para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi, buscando solucionar a crise no atendimento médico-legal na região.
A solicitação da transferência do médico legista Lucas Ferreira Cordeiro para atender a demanda local foi feita pela parlamentar diretamente ao secretário de Relações Institucionais do governo do estado, Luiz Caetano; e na união de forças, o deputado Charles oficializou a solicitação à diretora do Departamento de Polícia Técnica da Bahia, Ana Cecília Bandeira. Em 2022, a deputada também havia solicitado ao então Secretário de Segurança Pública, Ricardo Mandarino, a designação de um profissional.
O pedido, motivado pelas reclamações de profissionais da Polícia Militar, civil, imprensa e da população, destaca a urgência de providências, que foram atendidas graças às constantes solicitações dos parlamentares. A situação atual no município de Guanambi é crítica, com um quadro reduzido de profissionais e falta de estrutura, resultando em atrasos no atendimento e a necessidade de deslocamento de corpos para Brumado.
Familiares de vítimas de acidentes, homicídios e suicídios enfrentavam transtornos físicos, emocionais e financeiros devido à necessidade de deslocamento para Brumado, ressaltando a urgência de ações que solucionem a crise no atendimento médico-legal na região.
“Nossa batalha é antiga, mas sabemos que é necessário trabalhar muito para alcançar melhorias efetivas. A situação em Guanambi exige atenção imediata, e ficamos satisfeitos em garantir um serviço de perícia médica digno para a população local e para os municípios vizinhos atendidos pela unidade do DPT de Guanambi”, disse Ivana Bastos.
Fonte: Ascom