A deputada Ivana Bastos cumpriu, entre os dias 10 e 18 de maio, uma extensa agenda no Japão, através da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). A parlamentar esteve nas cidades de Tóquio e Hamamatsu, ao lado de 11 parlamentares de 8 estados brasileiros.
Durante o período, Ivana Bastos participou de várias atividades focadas em temas importantes, como Cidades Inteligentes, Inovações Tecnológicas e Sustentabilidade, incluindo o uso de Inteligência Artificial. A missão foi iniciada em Tóquio, onde a delegação foi recebida pelo cônsul-geral do Brasil, André Chermont, e pelo embaixador do Brasil, Octavio Henrique. Ainda na cidade, a parlamentar visitou a Câmara Baixa e participou de um encontro com a deputada Yuko Obuchi, o senador Takahashi e um grupo de empresários da Câmara do Comércio Brasil-Japão.
A parlamentar participou também de importantes trabalhos de startups, como a Enell, que produz água a partir do ar. Ao lado dos parlamentares brasileiros, Ivana esteve na Catedral de Águas Subterrâneas, considerada o maior sistema de controle de enchentes do mundo, e teve a oportunidade de conferir o trabalho realizado na Usina de Reciclagem de Lixo, que transforma lixo industrial em diversos produtos úteis, como tijolos, carvão ecológico e papel para construção civil.
A missão no Japão foi finalizada em Hamamatsu. Na cidade, a programação contou com um encontro com o vice-prefeito Yutaka Yamana e o cônsul-geral do Brasil em Hamamatsu, Aldemo Garcia.
Para Ivana Bastos, a agenda no Japão foi uma rica experiência para fortalecer os laços de cooperação entre os países. “Através da missão tive a chance de conhecer de perto as boas práticas deste país que nos surpreende com o uso da tecnologia e inovações além de possibilitar um abrir portas para futuras parcerias econômicas e culturais”, ressaltou.
Integraram a comitiva Unale, o presidente da entidade, deputado Sérgio Aguiar (CE); o presidente do Conselho Fiscal, deputado Alencar da Silveira Júnior (MG); deputada Camila Toscano (PB); deputado Wellington do Curso (MA); deputado Olyntho Neto (TO); deputado José Laviola (MG); deputada Chiara Biondini (MG); deputada Jane Klebia (DF); deputado Luís Goebel (RO); e deputado Isequiel Neiva (RO).
Fonte: Ascom