O Santuário do Bom Jesus, em Bom Jesus da Lapa, recebe devotos peregrinos de várias partes do Brasil, ao longo do ano, com destaque para o período entre 29 de julho e 6 de agosto, quando acontece a Romaria do Bom Jesus da Lapa — considerada a terceira maior do país.
O início da caminhada de fé do grupo de baianos foi no dia 28 de junho e durou 16 dias. Intitulada “O Caminho do Bom Jesus”, a peregrinação começou em 2022, e desde então se repete ano após ano.
O trajeto da viagem conta com 16 trechos de 25 km a 30 km por dia, passando principalmente por zonas rurais. A tradição começou após estudos do caminho feitos por integrantes do grupo.
O grupo chegou ao destino final às 11h deste domingo, e fica em Bom Jesus da Lapa até a terça-feira (15). Depois da missão cumprida, Antônio Carlos Ferreira afirmou que o sentimento é de felicidade.
A Romaria do Bom Jesus da Lapa é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia desde 2023, mesmo ano em que completou 332 anos de existência.
O decreto foi anunciado pelo governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), com base em um dossiê do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), que estudou a importância e a salvaguarda do evento religioso por seis anos.
Fonte: G1/BA