
Um homem foi preso na madrugada desta quinta-feira (10) após ser flagrado tentando arremessar drogas, celular, carregadores e outros materiais para dentro do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A ação foi registrada por câmeras de segurança por volta das 3h.
De acordo com a Polícia Militar, dois homens estavam envolvidos na tentativa. Um deles foi surpreendido ainda nas imediações do muro do presídio, com sacolas nas mãos. Ele chegou a lançar um cordão por cima do muro e, ao perceber a aproximação da viatura da 78ª Companhia Independente da PM (CIPM), tentou fugir, descartando os materiais no trajeto. No entanto, foi alcançado pelos policiais. Durante a abordagem, foi necessário o uso de força moderada e algemas.
Com o suspeito, os agentes encontraram um celular, documentos pessoais e cartões bancários. Em buscas no local, os policiais localizaram três garrafas PET envolvidas em fita adesiva contendo cerca de 492g de uma substância semelhante à maconha, dividida em duas barras e uma porção solta. Também foram apreendidos três carregadores de celular, dez kits de massa epóxi (tipo Durepox) e alimentos diversos.
Ainda conforme a PM, o segundo envolvido, que dava apoio em uma motocicleta, conseguiu fugir antes de ser identificado. Ainda conforme a polícia, o homem preso confessou que receberia R$ 300 pelo serviço e que utilizou a própria motocicleta, uma Honda FAN 160 de cor cinza, para chegar ao local. Ele também revelou que contou com o auxílio de um familiar.
O caso foi registrado na Delegacia da Polícia Civil de Vitória da Conquista, onde será investigado como crime de favorecimento à comunicação entre presos e tráfico de drogas.
Feito por Amanda Santos/Portal Vilson Nunes