
O Tribunal do Júri da Comarca de Palmas de Monte Alto (BA) condenou, nesta terça-feira (4), Joselândio Barbosa de Brito, de 40 anos, a 24 anos de prisão em regime fechado pelo assassinato da sobrinha, Alechandra Barbosa Santana, de 14 anos, morta por envenenamento em setembro de 2020, na zona rural de Sebastião Laranjeiras, no sudoeste baiano.
De acordo com informações apuradas pelo Portal Vilson Nunes, o crime ocorreu na Fazenda Ramos, quando a vítima ingeriu bebida alcoólica misturada com veneno, oferecida pelo tio. Na época, o acusado chegou a confessar o crime, afirmando que estava “de cabeça fraca” ao colocar o produto, conhecido como bazuca, na bebida da adolescente.
O julgamento foi realizado no Fórum Dr. Alcebíades Laranjeira, em Palmas de Monte Alto, e contou com a presença de familiares e populares. O conselho de sentença reconheceu a materialidade e autoria do homicídio, cometido com emprego de veneno, o que qualificou o crime.
Durante o processo, a Justiça manteve a prisão preventiva de Joselândio Barbosa, citando a gravidade dos fatos e destacando que o acusado já havia se envolvido em outros episódios violentos, inclusive uma tentativa de atear fogo na própria irmã enquanto fazia uso de bebida alcoólica.
Na decisão final, o magistrado fixou a pena em 24 anos de reclusão, a ser cumprida em regime fechado.
O caso causou forte comoção em Sebastião Laranjeiras e voltou a repercutir após o encerramento do julgamento.
Feito por Portal Vilson Nunes