Guanambi recebe 50ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco

Foto: Reprodução

Teve início nesta segunda-feira (14), em Guanambi (BA), a 50ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco. A operação reúne mais de 260 profissionais de 42 órgãos, incluindo Ibama, Inema, Adab, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, com o objetivo de fiscalizar e promover ações voltadas à preservação ambiental na região.

As equipes estão organizadas em 27 grupos e utilizarão 70 veículos, uma lancha e um caminhão para atuar em Guanambi e mais 12 municípios, como Caetité, Igaporã e Pindaí. Entre as atividades previstas, estão a fiscalização de empreendimentos com potencial de impacto ambiental, ações de educação socioambiental e a avaliação de políticas públicas voltadas ao Meio Ambiente.

Luciana Khoury, promotora de Justiça e coordenadora-geral da FPI, destacou a importância da integração entre os diversos conhecimentos para enfrentar os desafios que o rio São Francisco enfrenta, especialmente diante das mudanças climáticas. Já Augusto Pinto, também coordenador da FPI, ressaltou que esta etapa permitirá avaliar os impactos das intervenções feitas na região há 10 anos.

Além da fiscalização, a FPI promoverá palestras e oficinas para a comunidade local, com foco na preservação ambiental e na mitigação dos efeitos das emergências climáticas. Está programada ainda uma audiência pública para o dia 25 de outubro, em Guanambi, onde serão apresentados os resultados das ações realizadas e promovido um debate sobre a situação ambiental da região.

Feito por Portal Vilson Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.