
Na busca para ampliar o acesso à água para os moradores da zona rural do distrito de Morrinhos, em Guanambi, a deputada Ivana Bastos e o vereador Homero Castro, estiveram nesta segunda-feira (25), em audiência na Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa). A reunião contou também com a presença de representantes da secretaria de Recursos Hídricos, (SHIS).
A solicitação é uma demanda antiga da parlamentar junto ao vereador que vem buscando o apoio dos órgãos do Governo para resolver a questão de falta água para comunidades do distrito de Morrinhos. A questão se refere ao processo para cessão de uso da antiga rede de abastecimento de água do distrito de Morrinhos que foi desativado e deixou de atender com a implantação da Adutora do Algodão cerca de 400 famílias da zona rural desta localidade.
Como encaminhamento do encontro, a Embasa se comprometeu em estabelecer um diálogo com a SHIS para executar um estudo e em sequência, construir um planejamento para verificar a melhor forma de resolver a questão. Como possível medida para garantir o acesso à água na localidade ficou acordado também uma parceria em que a Embasa passaria os tubos e a comunidade ficaria responsável pela finalização do processo.
“Não descansaremos até resolver essa situação. O nosso mandato tem um compromisso muito grande em levar melhorias para a zona rural. Seguiremos na luta, cobrando dos órgãos competentes uma solução para garantir que esse bem vital chegue nessa região”, destacou Ivana.
Participaram da reunião representando a Embasa, a superintendente de Operação Sul, Polyanna Carvalho, o gerente de suporte técnico de Àgua, Esgoto e Comercial, Rafael Augusto, além do superintendente de Saneamento da SHIS, Carlos Abreu, o diretor de Saneamento Urbano da secretaria, Cláudio Teles. Estiveram presentes também na ocasião o administrador distrital de Morrinhos, Isaac Domingues, e a assessora do vereador Homero, Eva Fernandes.
Fonte: Ascom