PUBLICIDADE

Funcionários da Unacon de Caetité protestam por salários atrasados e cobram futuro da unidade; SESAB emite Nota

Foto: Reprodução

Funcionários da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) de Caetité realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (6) pelas principais ruas da cidade. O grupo cobra o pagamento de dois meses de salários atrasados e pede esclarecimentos sobre o futuro da unidade, que atende pacientes oncológicos de 43 municípios da região sudoeste da Bahia.

Durante a manifestação, os trabalhadores denunciaram a desativação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a falta de medicamentos e materiais essenciais para o funcionamento do hospital. Segundo os servidores, a crise financeira da Unacon tem se agravado nos últimos meses, comprometendo o atendimento a pacientes em tratamento contra o câncer.

Os manifestantes também cobraram respostas do Governo do Estado e da Fundação Terra Mãe, entidade responsável pela administração da unidade. O impasse entre a fundação e a Prefeitura de Caetité tem gerado incertezas sobre a continuidade da gestão, com possibilidade de troca da empresa administradora. No início deste ano, a Fundação Terra Mãe divulgou um vídeo alertando para o risco de fechamento da Unacon devido à falta de repasses financeiros.

A Prefeitura de Caetité, por sua vez, alega que os repasses foram suspensos devido a descumprimentos contratuais e falta de transparência na gestão da unidade. Em março de 2024, o município solicitou a retomada da administração do Hospital Municipal Dr. Ricardo de Tadeu Ladeia, onde a Unacon está instalada.

Nota do Governo do Estado

Após a repercussão do protesto, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou uma nota afirmando que não há pendências financeiras com a Fundação Terra Mãe e que a pasta adotará as providências necessárias para garantir o atendimento à população.

Leia a nota na íntegra:

“A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), localizada no Hospital Municipal de Caetité, é um serviço essencial para a população, prestando atendimento especializado a pacientes oncológicos. Desde 2020, a unidade tem sido gerida pela Fundação Terra Mãe, por meio de cessão do município para a administração do hospital, entidade responsável pela prestação e manutenção dos serviços de saúde ali existentes.

A Secretaria da Saúde, primando pela garantia do acesso da população à assistência de saúde, sempre adimpliu com as suas obrigações, remunerando os procedimentos e serviços contratualizados e prestados na Unacon, não havendo qualquer pendência financeira com a Fundação Terra Mãe, razão pela qual não compactua com as restrições e interrupções dos atendimentos, que deveriam estar sendo disponibilizados à população, e adotará as providências, dentro de suas competências, para que o serviço seja retomado.

Diante da situação e da necessidade de assegurar assistência contínua à população, a Prefeitura de Caetité já adotou as medidas judiciais para reassunção da administração da unidade, e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), tão logo nova entidade contratada pelo município para a gestão do hospital assuma a administração da unidade, formalizará um novo contrato de prestação de serviços, assegurando a continuidade do atendimento especializado.

Por fim, enquanto a gestão permanecer com a Fundação Terra Mãe, é responsabilidade exclusiva da instituição garantir o funcionamento da Unacon e a continuidade dos atendimentos à população.”

Feito por Portal Vilson Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia mais

PUBLICIDADE