Fifa bane Ricardo Teixeira do futebol pelo resto da vida e o multa em R$ 4,2 milhões

Foto: Divulgação

A Fifa anunciou nesta sexta (29) que o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, está banido pelo resto da vida de qualquer atividade ligada ao futebol. Ele também foi multado em 1 milhão de francos suíços (R$ 4,25 milhões).

A decisão foi tomada pelo comitê de ética da entidade. Teixeira comandou a CBF entre 1989 e 2012. Ele também foi integrante do comitê executivo da Conmebol (Confederação Sul-Americana) e da própria Fifa.

A investigação contra o brasileiro se refere a esquemas de corrupção e pagamentos de propinas em contratos de televisionamento para torneios da CBF, Conmebol e Concacaf (Confederação da América do Norte, Central e do Caribe).

Trata-se de uma resposta da Fifa aos processos abertos pelo FBI nos Estados Unidos contra dirigentes da entidade. O sucessor de Teixeira na CBF, José Maria Marin, está preso na Pensilvânia por corrupção.

O comitê de ética chegou à conclusão de que Teixeira feriu o código de conduta da associação. Ele não poderá mais estar envolvido em qualquer aspecto do futebol profissional, seja esportiva ou administrativa.

O relatório da Fifa não cita nomes de testemunhas ou empresas que pagaram suborno. Um dos depoimentos diz que Ricardo Teixeira tinha instruções “pouco usuais e estranhas” para receber as propinas.

Fonte: Bocão News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.