Ex-prefeito de Malhada de Pedras é procurado pela Polícia Federal

Prefeito da cidade de Malhada de Pedras, Valdecir Bezerra, o Ceará (Foto: Brumado Notícias)

A Delegacia de Polícia Federal de Vitória da Conquista (BA) informou na tarde desta quarta-feira (19/07), que o ex-prefeito de Malhada de Pedras (BA), Valdecir Alves Bezerra, o Ceará (PT), está foragido da justiça, desde o dia 12/06/2017, após expedição, pela 2ª Vara Federal de Vitória da Conquista/BA, de novo mandado de prisão em seu desfavor, em atendimento ao pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF), que solicitou a prisão do ex-prefeito após o não pagamento de fiança de R$ 150 mil estipulada em um pedido de relaxamento de sua prisão.

O ex-gestor foi alvo da Operação Vigilante, deflagrada em 25 de novembro de 2016, pela Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU). Conforme a denúncia, na gestão do ex-prefeito que na época ainda administrava o município foram identificadas fraudes em licitações, com direcionamento, para contratação de empresa vinculada aos gestores municipais, superfaturamento mediante a adulteração da quilometragem das linhas percorridas, e cobrança pela prestação de serviço de transporte, em dias sem atividade escolar. Em alguns casos, a quilometragem cobrada era mais do que o dobro da distância real percorrida. As empresas envolvidas no esquema receberam mais de 6 milhões de reais do município de Malhada de Pedras, dos quais, estima-se que pelo menos 3 milhões tenham sido desviados.

Segundo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, na referida cidade, o clima continua de forte apreensão, pois é dada como certa a prisão a qualquer momento do ex-gestor, que foi recebido com festa por seus correligionários e simpatizantes, após ter conseguido sua liberdade por meio de fiança, em 11 de março de 2017.

Fonte: Vilson Nunes e Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.