
Na última quarta-feira (23), o município de Ibiassucê (BA) foi palco da II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), que teve como foco principal debater o respeito e a educação antirracista no ambiente escolar. O evento aconteceu no auditório municipal Anísio Teixeira e reuniu um público de 240 pessoas, recorde de lotação do espaço.
Professores, alunos e visitantes saíram encantados com o tema abordado, que ganhou ainda mais força com a palestra magna da psicóloga Aline Paulino, intitulada “Quem conta as histórias das crianças negras? A importância do letramento racial”. Aline atua com crianças, adolescentes e adultos, é mestre em Ensino, Linguagem e Sociedade, além de escritora de literatura infantojuvenil, com obras como Fayola e Dayo: negritude enquanto potência e Ayan: a história de uma linda flor.
As apresentações culturais ficaram sob a responsabilidade do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e da Escola Quilombola de Santo Inácio. Os anfitriões do território, Dona Tereza e o senhor Roxinho, foram homenageados como guardiões da memória e da ancestralidade da comunidade negra local.
O coordenador de Cultura e Relações Étnico-Raciais, Lindomar Souza, destacou em sua fala a relevância da presença dos representantes quilombolas e reafirmou seu compromisso com a luta coletiva por igualdade e respeito.
O secretário municipal de Educação, Sandro Wagner, ressaltou o compromisso da pasta com as causas quilombolas e com a promoção da igualdade racial, destacando que a coordenação de cultura é parte ativa da Secretaria e que o trabalho é construído de forma colaborativa.
A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi) parabenizou a organização do evento, destacando o cuidado com a pauta e assegurando apoio contínuo às políticas públicas étnico-raciais no município.
Por fim, o prefeito Tadeuzinho destacou: “A nossa gestão está de olho nas ações e sempre na luta para buscar mais incentivo e melhorias para o nosso território quilombola”, reafirmando a importância da escuta, respeito e valorização da história do povo negro. [assista]
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Ibiassucê (@prefibiassuce)
Feito por Portal Vilson Nunes