
Diante do crescente número de pessoas afetadas por transtornos de ansiedade no Brasil, duas estudantes do Colégio de Tempo Integral Antônio Batista, em Candiba, região sudoeste da Bahia, desenvolveram um óleo corporal natural com efeito calmante. O projeto é fruto das aulas de iniciação científica e tem como base o capim-santo, planta conhecida por suas propriedades relaxantes.
A iniciativa é das alunas Emília Vieira Araújo e Tainara Rocha de Oliveira, sob orientação da professora Marciele de Oliveira. Elas observaram que o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, com cerca de 18 milhões de pessoas afetadas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A escolha do capim-santo foi estratégica. “Nossa pesquisa mostra que seus componentes, como o citral, promovem relaxamento e sensação de calma. O aroma da planta ajuda a diminuir sintomas como aceleração dos batimentos cardíacos e agitação”, explicou a professora Marciele.
A fórmula, 100% natural, leva extrato de capim-santo e óleo de coco. O projeto, que tem apoio da Secretaria da Educação da Bahia (SEC), passou por uma fase de testes com voluntários, os quais relataram melhora na qualidade do sono, sensação de bem-estar e alívio nos sintomas da ansiedade.
Feito por Portal Vilson Nunes