
As Escolas Públicas de Palmas de Monte Alto (BA) estão desenvolvendo, nesta segunda unidade letiva, Projeto Pedagógico Integrador com objetivo solidário. A atividade denomina de Ateliê Pedagógico Integrador II, recebe esta nomenclatura em virtude da elaboração em rede colaborativa, iniciada na Jornada Pedagógica e intensificada durante os encontros de planejamento, observando as possibilidades e condições de cada escola e das demandas suscitadas a partir da escuta oral e dos escritos de professores e estudantes da rede.
Em tempo de Copa do Mundo, nem o frio da Rússia, esfria a relação de integração e acolhimento que o ensejo promove. É um encontro de diversos mundos em um lugar do mundo. Embora o clima seja de disputa, isso não desmerece a necessária condição de respeito mútuo, integração e colaboração entre os grupos. Essa ideia é tomada pelas escolas como um complexo de possibilidades de ensinar e aprender em que o foco não se concentra apenas na copa-futebol, mas na copa-integração! Nesta perspectiva, a Educação Pública Municipal decidiu que sua copa será movida por jogos pedagógicos que ensinem, além dos conteúdos programáticos, o valor da solidariedade, do espírito da desportividade, do conhecimento e acolhimento do outro, da escuta-percepção dos fatos cotidianos de nossa escola, nosso município, nosso país, nosso mundo! Pois são também múltiplos os mundos apresentados e acolhidos nos espaços escolares. Com isso, mais do que trabalhos, testes e provas as escolas promoverão um circuito integrado de atividades esportivas (Copa Estudantil), culturais (Festejos Juninos) e solidariedárias (Campanha do Agasalho), com a ideia de que a escola, além da dimensão intelectual precisa, urgentemente, movimentar didáticas que contemplem outras dimensões da nossa Condição Humana. E aprender a conhecer e cuidar dos outros é uma delas!
De acordo com informações obtidas pelo Portal Vilson Nunes, em breve a equipe coordenadora dará mais detalhes da Campanha do Agasalho e da Copa Estudantil!