
O Secretário Municipal de Saúde de Riacho de Santana (BA) – José Santana, e mais oito gestores de saúde de municípios da Bahia se reuniram nesta quarta-feira (16) com o diretor de Saúde da Família do Ministério da Saúde (MS), Otávio D’Ávila, para apresentação do novo modelo de financiamento da atenção primária.
Além de Riacho de Santana, o encontro contou com a presença de gestores de Itapetinga, Barreiras, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Iaçú, Simões Filho e Boa Vista do Tupim.
O financiamento da assistência prestada pelas equipes de saúde da família e unidades básicas de saúde sofreu alterações por parte do Ministério da Saúde. Anteriormente era mantida a lógica de repasse de recursos per capita ou por incentivos. A nova proposta é de que o custeio considere o número de pacientes cadastrados e o desempenho das equipes de saúde a partir de indicadores como qualidade do pré-natal e controle de diabetes, hipertensão, infecções sexualmente transmissíveis. “Estamos tendo a oportunidade de falar com gestores baianos para apresenta-los e discutirmos as novas políticas e as reformulações que o ministro Mandetta está propondo para o fortalecimento da atenção primária. Para dar certo será preciso um esforço conjunto dos profissionais de saúde, das gestões e população”, explicou Otávio.
Fonte: Ascom