PUBLICIDADE

Em live, ex-secretário de saúde de Sebastião Laranjeiras faz prestação de contas dos recursos da COVID-19 aplicados no município

Geraldo (Foto: Reprodução)

Na manhã da última sexta-feira (26), o senhor Geraldo Guimarães que esteve na gestão da pasta da saúde do município de Sebastião Laranjeiras de janeiro de 2017 a dezembro de 2020, fez apresentação dos gastos com ações e serviços públicos de saúde para enfrentamento e combate ao novo coronavírus (COVID-19).

Os recursos financeiros foram advindos do Ministério da Saúde para o município no ano de 2020, através da Portaria Ministerial 1.666 de 1° de Julho. A prestação de contas dos recursos COVID-19 foi apresentada aos conselheiros de saúde e vereadores do município contendo informações detalhadas em planilha com as atividades, históricos das ações e valores dos gastos no município. A apresentação também foi transmitida pelas redes sociais Facebook na página https://www.facebook.com/tvsebastiaolaranjeiras/videos/3428327970603202/, onde pode ser acompanhada por quem interessar dando assim, plena publicidade e transparência das ações da Secretaria de Saúde no enfrentamento à pandemia.

Durante a apresentação foi detalhado os gastos com as ações de enfrentamento da pandemia da Covid-19, bem como os saldos remanescentes nas contas do Fundo Municipal de Saúde até a data de 31 de dezembro de 2020 que ficaram para a gestão atual continuar custeando as ações de enfrentamento e combate ao coronavírus.

De acordo o ex-secretário, os investimentos foram aplicados em custeio de ações na atenção primária e especializada, a vigilância em saúde, a assistência farmacêutica, aquisição de suprimentos, insumos e produtos hospitalares e de procedimentos de tratamento de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19), conforme a Portaria 1.666 do Ministério da Saúde. Falou ainda que: “As ações desenvolvidas no enfrentamento da COVID-19 no município contou com um esforço enorme de toda a equipe da Secretaria de Saúde que atuou incansavelmente para conter a disseminação do vírus, tanto é que Sebastião Laranjeiras do início da pandemia em Março até Dezembro de 2020 foi uma das cidades da região com menor quantidade de casos confirmados de COVID-19. O êxito de uma quantidade menor de casos COVID no município deu-se aos investimentos em estratégias e ações coordenadas pontuais no enfrentamento e combate ao novo coronavirus no município. Mesmo com o período eleitoral e pós eleições que contribuiu com o aumento dos casos em todo o território nacional, foi possível conter o avanço dos casos no município, sendo possível passar para a próxima gestão sem nenhum caso ativo no município com um número de 73 casos confirmados, conforme Boletim Epidemiológico divulgado em 29/12/2020. Isso foi possível pela ação conjunta da equipe da Secretaria Municipal que atuou com muito empenho, compromisso e dedicação“, finalizou Geraldo Guimarães – Secretário de saúde da Gestão 2017/2020.

Fonte: Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Leia mais

PUBLICIDADE