Eleições para conselho tutelar acontecem neste domingo (1º) em todo Brasil

Conselho Tutelar (Foto: Reprodução)

Neste domingo (1º), acontecerão, em todos os municípios brasileiros, as Eleições Unificadas dos Conselhos Tutelares, onde serão selecionados 30,5 mil conselheiros tutelares em todo o país, de acordo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

Nestas eleições, o voto será feito através de urnas eletrônicas, cedidas pelos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s). As votações, que acontecerão das 08h às 17hs, permitem que pessoas, a partir de 16 anos que estejam em dia com seus compromissos eleitorais, possam votar no município em que pertence o seu título eleitoral. Além do título, um documento com foto deverá ser apresentado no ato, seja RG, CNH, passaporte ou Carteira Profissional.

Por se tratar de um processo menor, o local de votação não será o mesmo das eleições gerais, isso porque as zonas eleitorais foram agrupadas. Para obter maiores informações sobre o local de votação, é necessário dirigir-se ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de sua cidade.

Este órgão foi criado através do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA/Lei Federal nº 8.069/1990), com a função de garantir aos cidadãos, menores de 18 anos, todos os seus direitos.

Feito por Amanda Santos/Portal Vilson Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.