
Diagnosticado com um tipo grave de câncer bucal (carcinoma escamosa), um cidadão montealtense, identificado como Josino da Silva Marquês, mais conhecido com ‘Cotinha’, de 34 anos, está precisando de doações de alimentos, produtos de higiene e recursos financeiros para continuar o tratamento da doença.
Em contato com o PORTAL VILSON NUNES, uma prima do jovem, identificada como Shirleidy Rocha da Silva, relatou detalhes da situação vivida pelo paciente e seus familiares. Inicialmente, ela esclareceu que Cotinha, foi preso no dia 1º de abri de 2018, por um fato ocorrido há 15 anos entre ele e sua namorada, mas na época da prisão, ele já sentia algo estranho embaixo da sua língua e sempre quando sua mãe ia visitá-lo levava um remédio. Com um ano depois ele foi transferido para o presídio em Salvador, permanecendo lá por cerca de 4 meses e a ferida foi só aumentando. Neste momento, funcionários do órgão perceberam que o problema já estava se agravando e entraram em contato com a família. Posteriormente, conseguiram a liberação dele da cadeia e ele foi transferido diretamente ao Hospital Aristides, onde fez consultas e outros procedimentos.
“No momento, a Secretaria de Saúde sempre arca com algumas despesas da ambulância, ajuda com os exames de laboratório, mas acho que ele necessita de uma internação pois o local onde ele está não é local adequado para quem se encontra nesta situação. Pois o mesmo precisa de bons cuidados. Ele está vivendo na casa da mãe no Paracatu, nas proximidades da Vaquejada. Sempre aquelas pessoas que têm um bom coração ajudam ele. Mas, a cada dia, a situação piora e ele quase não consegue falar, pois já quebrou uma parte do seu maxilar. Ele precisa de ajuda, porque está sofrendo muito”, disse ela.
COMO AJUDAR
Quem puder e tiver o interesse de ajudar, pode manter contato com a Rádio Visão FM, através dos telefones (77) 36622450 ou (77) 99991-9742. Conforme familiares, ‘Cotinha’ precisa de recursos financeiros para ajudar em sua alimentação, higiene pessoal e para reforçar na compra de medicamentos e outros.
APOIO DO PODER PÚBLICO
A nossa reportagem, manteve contato com a Secretária Municipal de Assistência Social – Joana Nascimento e com o Secretário Municipal de Saúde – Marcos Túlio (Tito). Joana informou que a sua equipe vem acompanhando o cidadão desde o seu retorno à Palmas de Monte Alto.
“A situação de saúde dele é muito delicada, rogo a Deus misericórdia e proteção para ele. Mas, no que for de competência da Política de Assistência Social, não mediremos esforços para continuar atendendo as demandas deste usuário“, disse ela.
Em resposta ao nosso pedido, Tito, também se manifestou, esclarecendo que, a sua pasta tem ajudado no tratamento com materiais para curativos e medicamentos. “Posso lhe afirmar que através da sua cunhada que nos procura, ele recebe toda a assistência, inclusive posso provar através da funcionária Rejane que é a responsável por este tipo de caso. Acho louvável a campanha para ajudar na compra de material de limpeza, comida e outros pertences pessoais, tanto que aproveito para doar uma cesta básica no valor de R$ 300,00“, manifestou Tito.
A DOENÇA
Carcinoma espinocelular ou carcinoma de células escamosas é um dos principais tipos de cancro da pele, a par do carcinoma basocelular e do melanoma. Geralmente apresenta-se na forma de um nódulo duro na pele com superfície escamosa, embora possa também formar uma úlcera. A doença desenvolve-se ao longo de meses.
O número de diagnósticos anuais de carcinoma de células escamosas (CEC) é estimado em 450 mil. É o segundo tipo de câncer de pele mais comum (depois do carcinoma basocelular). Esta forma de neoplasia cutânea surge nas células escamosas, que constituem a maior parte das camadas superiores da pele (epiderme).