
O tradicional desfile cívico-alegórico de Palmas de Monte Alto (BA) reuniu uma multidão na tarde deste domingo (7), em comemoração aos 203 anos da Independência do Brasil. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com o Colégio Municipal Eliza Teixeira de Moura, o evento foi amplamente elogiado pela população montealtense e regional.
Com o tema “Nosso DNA é miscigenado”, o desfile buscou valorizar a diversidade do povo brasileiro, inspirado em um estudo da Universidade de São Paulo (USP), publicado este ano na revista Science, que apontou o Brasil como o país com o DNA mais diverso do mundo.
O cortejo foi dividido em seis setores, cada um destacando aspectos da miscigenação. O primeiro trouxe homenagens às ancestralidades indígenas, africanas, europeias e asiáticas. O segundo apresentou a miscigenação na história, com destaque para os povos originários, africanos, europeus e imigrantes italianos, espanhóis, alemães, japoneses e sírio-libaneses.
Já o terceiro setor ressaltou a força de grupos como ciganos, quilombolas, quebradeiras de coco, ribeirinhos, sertanejos, rendeiras, boiadeiros e operários. No quarto, a miscigenação cultural foi evidenciada com referências a manifestações como o boi-bumbá de Parintins, o Círio de Nazaré, o Carnaval carioca, a Semana Farroupilha e a Oktoberfest de Blumenau.
O quinto setor homenageou a história e a fibra do povo montealtense, com destaque para os tropeiros e um carro alegórico alusivo aos 185 anos de emancipação política do município. Já o sexto trouxe uma mensagem de reflexão: a importância de cuidar da infância, da juventude e do futuro do país, reforçando que a escola é o caminho mais viável para a construção da liberdade, paz, igualdade e cidadania.
O evento encerrou em clima de emoção e orgulho, consolidando-se mais uma vez como um dos momentos mais marcantes da vida cultural e cívica de Palmas de Monte Alto.
Feito por Portal Vilson Nunes