
Em indicação protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Vitor Bonfim (PV) demandou, do governador Jerônimo Rodrigues, a restauração da igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso, no distrito de Catolés, em Abaíra, por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (Ipac).
De acordo com o parlamentar, o objetivo da solicitação é resguardar patrimônio “de relevante valor arquitetônico do século XVIII, para que a história permaneça viva através das gerações”.
No documento, Bonfim ressaltou a importância da igreja, construída em 1775 pelos bandeirantes, em homenagem à padroeira da referida localidade, cuja história de fundação é registrada através de relatos e memórias locais.
Reza a lenda local, que um destemido bandeirante, afligido pelo desaparecimento de seu filho, prometeu erguer uma igreja em agradecimento, caso o reencontrasse. “Apesar de o filho ter sido encontrado morto, ele cumpriu a promessa de edificar a igreja em honra de sua santa protetora, Nossa Senhora do Bom Sucesso”, relatou.
A restauração da Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso, que está provisoriamente tombada pelo IPAC, “significaria não apenas a preservação desse patrimônio, mas também o fomento do turismo ecológico, promovendo nessa região mais uma atração para os admiradores da natureza e da história”, argumentou o legislador.
Fonte: Ascom/Alba