
Nesta terça-feira (9), mais 44 casos de Covid-19 foram registrados em Guanambi, conforme Boletim Epidemiológico, divulgado pela secretaria de Saúde. O número de casos confirmados subiu para 3.255 nas últimas 24 horas, mas também houve um aumento de pacientes recuperados, chegando a 3.078. Os casos ativos saltaram de 136 para 156.
O boletim informa que 82 pacientes estão aguardando resultados e 21 pessoas morreram por complicações da doença. Doze pacientes estão hospitalizados.
A secretaria informou que 2.949 já foram vacinados desde o início da campanha na cidade.
Devido ao aumento de casos nos últimos dias, o prefeito Nilo Coelho publicou um novo Decreto no Diário Oficial da Prefeitura de Guanambi, com medidas de enfrentamento.
O decreto determina o funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes até as 21h, com exceção para serviço de entrega. Os cultos e manifestações religiosas também deverão limitar o público com no máximo 50 pessoas simultaneamente..
O decreto proíbe o funcionamento de clubes sociais, assim como suspende a realização de atividades desportistas, sejam elas em locais públicos e privados. As academias de musculação e outras atividades físicas continuam funcionando de acordo com a regulamentação anterior.
O decreto suspende o funcionamento dos parques municipais, bem como o uso de academias ao ar livre, áreas de lazer e brinquedos infantis das praças públicas, bem como aglomerações de pessoas nestes espaços.
O decreto libera o funcionamento do Parque da Cidade, das 05h às 20h, exclusivamente para caminhada e ciclovia, contudo, proíbem a utilização de equipamentos de ginástica, quadras de areia e poliesportiva.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Roberta Mota, os motivos apontados pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 para justificar o decreto, são os mais de 50 pacientes que procuram diariamente atendimento no Pronto Atendimento da Covid-19 (PA).
Roberta ainda destacou a ocupação de 93% das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Vitória da Conquista, afirmando que o município é o único da região que dispõem de leitos para tratamento da Covid-19. Dos 70 leitos existentes, 65 estão ocupados.
AÇÕES DA PREFEITURA DE GUANAMBI NA ATUAL GESTÃO DE ENFRENTAMENTO A PANDEMIA DE COVID-19
- A Prefeitura de Guanambi criou equipes de educação social que visita comércios, filas, mercado e feira livre da sede e distritos, orientando cidadãos quanto ao uso de máscaras e distanciamento, com panfletos de orientação;
- Prefeitura ampliou as equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária, com rondas noturnas em bares e estabelecimentos na zona urbana e distritos;
- Colocou toda estrutura para o programa de vacinação dos grupos prioritários;
- Seguiu com todo suporte e apoio para as equipes do PA Covid e Hospital Municipal;
- Realizou durante todo o mês de janeiro, campanha maciça de orientação nas rádios e carros de som.
QUESTÕES LEVANTADAS PELO COMITÊ, ORIENTANDO PARA MEDIDAS MAIS RESTRITIVAS
- UTI quase no limite em Vitória da Conquista, que é a unidade de referência da nossa região;
- O aumento exponencial de atendimentos no PV Covid;
- A dificuldade de se encontrar insumos médicos no país, além do seu alto preço;
- A nova variante da Covid-19, que já circula por regiões próximas, sendo esta muito mais contagiosa e perigosa;
- A pouca disponibilidade de doses para vacinação em massa;
- O feriado de carnaval e bancário, onde muitas pessoas devem viajar para regiões onde estas novas variantes já circulam;
- A não observância do decreto anterior por muitos setores, mesmo com ampliação da fiscalização;
- Aumento de óbitos a contaminação;
- Se evitar um colapso na rede de saúde.
Fonte: Ascom