
O Conselho Municipal de Educação de Ibiassucê (BA) realizou uma reunião extraordinária na última sexta-feira (24), para discutir pautas voltadas ao fortalecimento da qualidade do ensino na rede municipal.
Durante o encontro, foi analisado o documento que servirá como apêndice ao Currículo Municipal, incluindo a Computação, que abrange Pensamento Computacional, Cultura Digital e Mundo Digital, como componente curricular na Educação em Tempo Integral e como eixo integrador nas escolas de ensino regular.
Também foram debatidas as questões relacionadas aos sábados letivos na Educação Infantil e na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). O Conselho considerou as dificuldades e a baixa produtividade pedagógica nesses dias e propôs a reorganização do tempo escolar, garantindo o cumprimento das 800 horas anuais obrigatórias de forma mais eficiente e significativa.
Ao final da reunião, o colegiado emitiu três pareceres importantes:
-
Parecer Técnico nº 001/2025 – Inclusão da BNCC Computação no currículo municipal;
-
Parecer Deliberativo nº 002/2025 – Não obrigatoriedade de sábados letivos na Educação Infantil;
-
Parecer Deliberativo nº 003/2025 – Não obrigatoriedade de sábados letivos na EJAI.
Essas decisões reforçam o compromisso do Conselho Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Educação de Ibiassucê com uma educação pública de qualidade, contextualizada e alinhada às diretrizes legais e pedagógicas.
Feito por Portal Vilson Nunes

