
Adelson de Jesus Nogueira, de 36 anos, condenado a mais de 11 anos de prisão por estupro de vulnerável, foi preso na tarde deste sábado (12), na BR-030, na ponte que liga os municípios de Carinhanha (BA) e Malhada (BA). A captura foi realizada por uma guarnição da Polícia Militar, em cumprimento a um mandado de prisão definitiva expedido pela Vara de Jurisdição Plena de Palmas de Monte Alto.
De acordo com o boletim de ocorrência, o mandado judicial teve origem na condenação de Adelson pelo crime previsto no artigo 217-A do Código Penal, que trata do estupro de vulnerável. O processo transitou em julgado e resultou na fixação da pena de 11 anos, 9 meses e 22 dias de reclusão, em regime inicialmente fechado.
Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu no dia 16 de julho de 2011, nas proximidades do povoado de Espraiado, em Palmas de Monte Alto. A vítima, portadora de deficiência mental, foi abordada por Adelson sob o pretexto de oferecer uma carona até o povoado de Vesperina. Durante o trajeto, ele desviou para um matagal, onde, sob grave ameaça com uma faca, a obrigou a se despir e praticou o ato sexual.
O exame pericial confirmou a conjunção carnal e lesões compatíveis com violência, além de corroborar a condição de vulnerabilidade da vítima. O recurso interposto pela defesa foi rejeitado pelo Tribunal de Justiça da Bahia, que considerou as provas robustas e manteve a pena aplicada em primeira instância.
Após a prisão, Adelson foi apresentado na Delegacia Territorial de Guanambi e ficará à disposição da Justiça para ser transferido a uma unidade prisional.
Feito por Portal Vilson Nunes