PUBLICIDADE

Caso raro de parto empelicado na Bahia tem bebê envolta por bolsa amniótica e irmã gêmea não; veja vídeo

Foto: Reprodução

Um parto raro surpreendeu médicos e familiares na cidade de Irecê, no norte da Bahia. Na terça-feira (12), as irmãs gêmeas Olívia e Amelie nasceram na clínica Corpus Day, mas foi a segunda delas que chamou a atenção: Amelie veio ao mundo empelicada, ou seja, ainda envolta pela bolsa amniótica intacta — um fenômeno considerado incomum na medicina.

A mãe das crianças, Keila Marques Dourado, que já tem um menino de 3 anos, relatou a emoção do momento. “Foi surpreendente. Nos emocionamos muito. Não esperávamos. Já ouvimos falar sobre, mas nunca imaginávamos viver esse momento. Fomos agraciados, Deus é maravilhoso! A experiência tem sido surreal, de muitas descobertas, aprendizados e responsabilidades”, contou.

Por que o parto empelicado ocorre?

A bolsa amniótica é formada por uma película fina e transparente que envolve o bebê durante a gestação. Normalmente, ela se rompe pouco antes ou durante o parto, liberando o líquido amniótico e indicando que o nascimento está próximo.

Quando a bolsa não se rompe, ocorre o chamado parto empelicado. Médicos afirmam que não há risco para mãe ou bebê. Após o nascimento, o profissional de saúde faz um pequeno corte na película para liberar a criança, que segue para os procedimentos habituais, como exames e testes neonatais.

Embora não seja possível prever quando vai ocorrer, especialistas apontam que, em alguns casos, a bolsa intacta pode trazer benefícios. Entre eles, proteger o bebê caso a mãe tenha alguma doença infecciosa, evitando contato direto com o sangue materno, e reduzir riscos de traumas ou escoriações durante o parto.

O momento raro foi registrado em vídeo por um fotógrafo que acompanhava o parto e viralizou nas redes sociais, emocionando internautas. [veja vídeo]

Feito por Portal Vilson Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Leia mais

PUBLICIDADE