
Uma criança foi diagnosticada com leishmaniose no município de Caculé (BA), o que acendeu um alerta entre profissionais de saúde para a importância dos cuidados e da prevenção da doença.
O caso mobilizou a atenção de especialistas da área, que reforçam a necessidade de medidas preventivas para evitar novos registros. Segundo a médica e a médica veterinária da rede particular que acompanham a situação, a leishmaniose é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito-palha, inseto comum em ambientes com acúmulo de lixo, matéria orgânica e presença de animais.
As profissionais explicam que a enfermidade pode atingir tanto seres humanos quanto animais, especialmente cães, que são considerados os principais reservatórios do parasita. Por isso, o controle ambiental e o acompanhamento da saúde animal são apontados como fatores essenciais no enfrentamento da doença.
Ainda de acordo com as especialistas, diante de sintomas como febre prolongada, fraqueza, emagrecimento, aumento do baço ou feridas na pele, é fundamental procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação e diagnóstico precoce.
Feito por Portal Vilson Nunes