Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil: Campanha de sensibilização e prevenção é realizada pelo CREAS

Foto: Dvulgação

O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002. A Campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil trata-se de uma ação de sensibilização e prevenção ao trabalho infantil realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do CREAS e com o apoio da rede de proteção, como o CRAS URBANO, o CRAS RURAL e o CMDCA.

O símbolo da campanha de combate ao trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas. Possui sentido lúdico e representa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone expressa ainda movimento e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.

O trabalho infantil é aquele realizado por menores de dezesseis anos, sendo proibido pela legislação brasileira, ressalvado o trabalho na condição de aprendiz a partir dos quatorze anos.

No Município de Caetité durante todo o ano, são realizadas diversas ações com o objetivo de contribuir para a qualidade de vida e condições adequadas de desenvolvimento para as crianças e adolescentes caetiteenses. No âmbito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, os CRAS Urbano e Rural desenvolvem ações preventivas por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), promovendo atividades culturais, lúdicas e artísticas que estimulam a cidadania e a autoestima de crianças e adolescentes.

Por meio do CREAS é realizado um trabalho de superação de violações de direitos, interrupção de ciclo de violência e evitação de reincidência e agravo de situações de risco pessoal e social por violação de direitos. Em ambos os setores, a Proteção Social tem desenvolvido ações para diminuir os impactos da vulnerabilidade social e da incidência de risco.

Para realização da Campanha, foram seguidas rigorosamente todas as orientações da OMS em decorrência da COVID-19. Para realização da foto da campanha, todos os funcionários utilizaram máscaras e álcool em gel, sendo respeitado espaço entre os presentes. O isolamento social é imprescindível neste momento, mas a exploração do trabalho infantil e outras situações de violência precisam continuar sendo combatidas. Cartão vermelho ao trabalho infantil!

Fonte: Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.