
Nos dias 12 e 19 de fevereiro de 2020, foram treinados 04 Agentes Vacinadores de Brucelose no município de Candiba, representando as comunidades de Coqueiral, Canto Escuro, Pilões e a sede do município. O treinamento foi realizado pela Médica Veterinária da ADAB-Guanambi, Drª EDLÚCIA BARROS, onde foram proferidas aulas teórica e prática.
O Curso contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Candiba, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
A Brucelose é uma doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Brucella, que acarreta problemas sanitários importantes e prejuízos expressivos para a pecuária nacional, além de representar problema potencial de saúde pública.
No Brasil, estudos mostram que a brucelose bovina parece estar disseminada por todo o território nacional. Para a saúde pública, o grande risco decorre da ingestão de leite cru ou de produtos lácteos não submetidos a tratamento térmico, oriundos de animais infectados.
A imunização das bezerras, entre 03 à 08 meses de idade, tem que ser realizada por agentes vacinadores treinados e supervisionados por Médico(a) Veterinário(a) da ADAB, ou, por auxiliares de Médicos(as) Veterinários(as) autônomos cadastrados no PNCEBT-Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose.
Fonte: Ascom