PUBLICIDADE

Câmara de Igaporã discute implantação de Data Center da Renova Energia e cobra mais transparência e compensações sociais

Foto: Divulgação

Na noite desta segunda-feira (6), a Câmara de Vereadores de Igaporã (BA) sediou uma reunião para apresentação e debate sobre o Projeto Data Center, que está sendo implementado no município pela empresa Renova Energia. O encontro contou com a presença do diretor de Desenvolvimento de Projetos da companhia, Dr. Giovanni Vonciprova, que fez uma exposição detalhada sobre a proposta e respondeu aos questionamentos dos parlamentares e do público presente.

Durante a reunião, diversos vereadores levantaram pontos críticos sobre o andamento do projeto, entre eles: a ausência de audiências públicas no processo de licenciamento ambiental, a falta de transparência na divulgação das informações à comunidade — que só ocorreram após solicitação do presidente da Câmara, Waldir Barros —, além da ausência de medidas de compensação social para as áreas afetadas, incertezas sobre a receita tributária que será gerada e dúvidas quanto à utilização de mão de obra local na operacionalização do empreendimento.

Diante dos questionamentos, ficou definida a realização de um novo encontro para aprofundar as articulações e buscar medidas mais consistentes em relação à execução do projeto e seus impactos no município.

Detalhes do projeto

O Data Center de Igaporã é uma iniciativa da Renova Energia, que visa reduzir o desperdício de energia (curtailment) em seus parques eólicos, transformando o excedente de produção em energia para data centers. A empresa já firmou contratos com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e obteve autorização do Ministério de Minas e Energia (MME) para a conexão do projeto, cuja operação está prevista para dezembro de 2025.

A infraestrutura será instalada próxima às usinas eólicas da Renova em Igaporã, aproveitando as estruturas de transmissão já existentes. O sistema será interligado à Subestação Igaporã III por meio de uma linha de transmissão de 22 quilômetros.

Embora a Renova seja responsável pela construção da parte elétrica, a operação do Data Center será conduzida por empresas especializadas. O empreendimento é visto como uma oportunidade de desenvolvimento econômico local, com potencial de gerar empregos e ampliar as oportunidades em uma região com poucas alternativas produtivas.

Feito por Portal Vilson Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Leia mais

PUBLICIDADE