
Na sessão ordinária desta terça-feira (23), a Câmara de Vereadores de Guanambi aprovou o Projeto de Lei nº 029/2025, de autoria do Executivo. A proposta autoriza a prefeitura a abrir crédito especial no valor de R$ 205.838,46 46 (duzentos e cinco mil, oitocentos e trinta e oito reais e quarenta e seis centavos) na LOA 2025, destinado à ação Gestão das Ações da Assistência Farmacêutica. Além disso, foram aprovadas 17 Indicações, contemplando diversas demandas de interesse da população.
O jovem Yuri Fernandes Araújo, representante da Comunidade Surda de Guanambi, utilizou a Tribuna Livre, acompanhado da intérprete de LIBRAS, Luciana Maria. Em sua fala, destacou as dificuldades enfrentadas pelas pessoas surdas e defendeu mais inclusão e acessibilidade. Yuri também convidou os vereadores e a comunidade para participarem do Encontro Regional de Surdos, que acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro, no CEEP. Ele ainda lembrou a importância do Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro, como data de valorização e respeito à comunidade surda.
No momento livre da sessão, os vereadores reforçaram o compromisso de que seus mandatos estão à disposição para colaborar com o que foi apresentado pelo representante da Comunidade Surda de Guanambi e aproveitaram para abordar outros assuntos de interesse da população, como a necessidade de ampliação da rede de esgoto pela EMBASA, a melhoria da sinalização horizontal de trânsito no centro da cidade e a urgência na instalação do transporte coletivo urbano. Além disso, foram feitos convites à população para dois eventos importantes:
- Festejos da Paróquia São Francisco de Assis, que terão início nesta quarta-feira (24) e se estenderão até o dia 4 de outubro;
- Audiência pública sobre Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio, no dia 30 de setembro, às 19h, na Câmara Municipal.
Encerrando os trabalhos, foi entregue a Moção de Aplauso de autoria do vereador Belonízo Nunes (Tião Nunes) ao senhor Saulo Fernandes Silveira Santana, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da aviação em Guanambi e região. Como ele não estava presente recebeu em seu nome o sr. Rômulo Gonçalves.
Fonte: Ascom