O presidente da Câmara de Caetité, Rodrigo Gondim, juntamente com os vereadores Nem de Dácio, Arual Rachid, Jairo Fraga, Maria da Serragem, Jorge Ladeia, e Dé Axé, estiveram em Salvador em reunião com a Secretária de Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, para tratar de assuntos relacionados à UNACON.
Além dos edis, marcaram presença o ex-prefeito José Barreira, ex-vice Prefeita Dra Kelly, como também os deputados estaduais Vitor Bonfim e Fabiola Mansur, além do deputado federal Charles Fernandes que estava presente de forma virtual.
Recentemente, o prefeito Valtécio Aguiar, declarou em entrevista à Rádio Educadora, que não mantem uma boa relação com a entidade que gerencia os serviços na Unacon. Para o prefeito, a depender do voto da prefeitura, a entidade não continua. Em dezembro de 2022, Valtécio suspendeu o convênio junto ao Hospital, e desde então, a situação na unidade de saúde piorou. A Fundação Terra Mãe, alega que apenas o município de Caetité deve a fundação mais de R$ 3 milhões de reais, valor que equilibraria as finanças.
Com a problemática, os vereadores em comum acordo com outras lideranças, decidiram unir forças em defesa da Unacon, e pela continuidade dos serviços que vêm sendo oferecidos a 43 municípios da região e a Caetité. A reunião na SESAB, serviu para tirar dúvidas e entender como funciona os repasses que são feitos pelo estado.
Os líderes políticos ainda tiveram encontro com o presidente da Fundação Terra Mãe, Almir Gonçalves, que demostrou em números toda a situação em torno da relação entre prefeitura e Unacon.
Nas próximas sessões da Câmara, a pauta da Unacon em Caetité deverá ser amplamente discutida na plenária.
Fonte: Radar 030