Caetité: Professores emitem Carta Aberta e manifestam sentimento de indignação em relação às atitudes do prefeito Valtécio Aguiar com a classe em 2021

Carta Aberta (Foto: Reprodução)

Na tarde desta sexta-feira (28), um grupo de professores do município de Caetité encaminhou ao PORTAL VILSON NUNES cópia da Carta Aberta manifestando sentimento de indignação em relação às atitudes do prefeito Valtécio Aguiar com a classe em 2021.

No documento, os educadores alegam que o rateio do Fundeb não aconteceu em Caetité e não foi explicado de forma clara pela administração que em recuo anunciou possível pagamento de décimo quarto salário. Professores estão em movimento para efetuar protestos e formulação de ação judicial. [confira a carta]

CARTA ABERTA

Caetité, 26 de janeiro de 2022.

Ao Excelentíssimo Senhor Valtécio Neves Aguiar.
M. D. Prefeito de Caetite-Bahia.

Nós, professores da Rede Municipal de Ensino, da Cidade de Caetite-Bahia, vimos por meio desta Carta Aberta, manifestar nosso sentimento de indignação em relação ao vosso compromisso com esta classe neste ano de 2021.

Durante todo o último ano letivo tivemos que nos reinventar, foram inúmeros desgastes, muitos desafios e sobrecarga de um trabalho intenso com o objetivo maior de oferecermos um ensino de qualidade aos nossos estudantes. Sem dúvida alguma, as trocas incessantes nos favoreceram aprendizagens significativas. Contudo, se nós Professores e Professoras, comprometidos com um Ensino de Qualidade, não tivéssemos abraçado a causa e não nos debruçássemos para atingir o sucesso, com certeza nada teria sido possível, principalmente devido à falta de incentivo por parte da gestão, cujo slogan é EDUCAÇÃO e MUDANÇA !

Em contrapartida foi aprovada uma lei em dezembro de 2020 – A lei do novo Fundeb – que aumentou a alíquota, passando de 60% para 70%, despertando na categoria grande expectativa, levando em consideração que esse benefício viria como forma de valorização aos profissionais da Educação!

Ainda no decorrer do ano de 2021, alimentamos muita esperança em receber um abono, uma vez que não tivemos aumento e nem sequer uma caneta foi nos dada para que pudéssemos prover o nosso trabalho.

Faltando 2 dias para o término do ano de 2021, o Excelentíssimo Prefeito foi numa emissora de Rádio, conceder uma entrevista e, no uso de suas atribuições, não fez nenhuma alusão sobre a Educação! Intrigado com tamanho descaso, o próprio locutor fez algumas indagações sobre os possíveis boatos de sobras na verba da Educação e, na ocasião, o Senhor Prefeito, praticamente se omitiu e nada declarou sobre o assunto abordado.

Caro prefeito, somos professores e professoras, entendemos muito bem o descaso e a falta de importância dada a nós (através das entrelinhas).

Apesar de estarmos indignados com as ações e falas proferidas pela sua equipe, também agradecemos por nos mostrar, ainda que, com profunda decepção que a atual gestão “Educação e Mudança” não valoriza e não respeita a Classe que forma todos os outros profissionais!

Atenciosamente,

Professores e Professoras da Rede Municipal de Caetité-Bahia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.