
A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas de Monte Alto esclareceu, em nota oficial, encaminhada na manhã desta quinta-feira (6) ao Portal Vilson Nunes, as ações tomadas após o resgate de dois cães vítimas de maus-tratos. O caso foi registrado na última quarta-feira (5), quando a Delegacia local acionou a equipe da Vigilância Sanitária para acompanhar a situação de abandono dos animais, um macho e uma fêmea.
De acordo com a secretaria, o coordenador da Vigilância Sanitária, Luiz André, esteve no local junto a policiais, um escrivão e o delegado. Após constatar o estado dos cães, foram adotadas as medidas necessárias para o resgate, contando com o apoio da coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Jéssica Ramos, e do secretário municipal de Saúde, Carlos Magalhães.
Por volta das 15h, a equipe conseguiu entrar no imóvel e retirar os animais, que foram levados para atendimento veterinário. No primeiro exame, ambos testaram negativo para leishmaniose (calazar), mas positivo para a doença de Lyme, conhecida como “doença do carrapato”. Eles receberam medicação para pulgas e carrapatos e iniciaram um tratamento específico contra a infecção detectada.
Os cães seguem sob acompanhamento veterinário e estão sendo alimentados adequadamente. O tratamento terá duração de sete dias e, ao término, os animais ficarão disponíveis para adoção. “Reiteramos que todas as providências necessárias foram tomadas para garantir a segurança e a saúde dos animais, reforçando o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com o bem-estar animal e o combate aos maus-tratos“, finaliza a Nota.
Feito por Portal Vilson Nunes