
O brasileiro João Marinho Neto, de 112 anos e 57 dias, foi oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records como o homem mais velho do mundo. Natural de Maranguape, no Ceará, e atualmente morador de Apuiarés, uma cidade com cerca de 13 mil habitantes, João assumiu o título após a morte do britânico John Tinniswood, que faleceu aos 112 anos.
João nasceu em 5 de outubro de 1912 e viveu uma vida marcada pela simplicidade. Apesar de ter presenciado eventos históricos como as duas guerras mundiais, a Ditadura Militar no Brasil, a redemocratização, a chegada do homem à Lua e o pentacampeonato da Seleção Brasileira, ele guarda com carinho na memória os tempos em que vivia na roça, cuidando do gado.
A expectativa de vida no Brasil, segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta semana, é de 76,4 anos. João Marinho Neto ultrapassou essa média em quase quatro décadas, inspirando não apenas a sua comunidade, mas pessoas ao redor do mundo com sua história de resiliência e longevidade.
Fonte: G1