PUBLICIDADE

Bahia registra maior queda de mortes violentas dos últimos 19 anos, aponta Segurança Pública

(Foto: Divulgação)

A Bahia registrou, em 2025, a maior redução no número de mortes violentas dos últimos 19 anos. Dados apresentados nesta terça-feira (20), no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, mostram que o estado contabilizou 3.884 homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte, uma queda de 13,1% em relação a 2024, com 588 casos a menos.

Este foi o quarto ano consecutivo de redução nos crimes violentos letais intencionais (CVLIs) em todo o território baiano. Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, o resultado é atribuído ao trabalho integrado das forças policiais e ao uso intensivo da inteligência no enfrentamento às organizações criminosas.

A capital baiana apresentou o melhor desempenho. Salvador registrou 706 ocorrências em 2025, uma redução de 22,9% e o menor número dos últimos 25 anos. Na Região Metropolitana de Salvador, a queda foi de 21,2%, com 390 crimes. Já no interior do estado, houve redução de 8,9%, totalizando 2.788 mortes violentas.

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou que o reforço das ações ostensivas e o Policiamento Orientado pela Inteligência foram decisivos. “Com a intensificação das operações, conseguimos atingir financeiramente as facções, além de ampliar prisões e apreensões de armas”, afirmou.

Em relação aos crimes contra mulheres, a Bahia registrou 103 feminicídios em 2025, número 6,3% menor que o do ano anterior. Segundo a SSP, medidas como o lançamento do Baralho Lilás, voltado à localização de procurados por crimes de violência de gênero, fazem parte das estratégias de enfrentamento.

Os números consolidam 2025 como um dos anos mais positivos da segurança pública baiana nas últimas décadas, com redução histórica nos principais indicadores de violência letal.

Feito por Amanda Santos/Portal Vilson Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Leia mais

PUBLICIDADE