PUBLICIDADE

Audiência pública em Palmas de Monte Alto reforça transparência e participação popular sobre o projeto de irrigação do Vale do Iuiu

Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Palmas de Monte Alto (BA) sediou, nesta quarta-feira (5), uma audiência pública marcada pela ampla participação popular e pela apresentação técnica detalhada do projeto de irrigação do Vale do Iuiu, considerado um dos empreendimentos mais promissores para o desenvolvimento econômico e social do Sudoeste baiano.

O encontro teve como foco o diálogo direto entre representantes técnicos e a comunidade, abrindo espaço para perguntas, sugestões e contribuições de moradores, produtores rurais e lideranças locais. Durante a apresentação, técnicos da Codevasf expuseram dados atualizados sobre o andamento dos estudos de viabilidade e os impactos previstos do projeto, que promete transformar a realidade agrícola e gerar oportunidades em toda a região.

Além do caráter técnico, o evento destacou-se pelo ambiente democrático e participativo, reafirmando o compromisso das instituições públicas com a transparência e a construção coletiva de políticas voltadas ao desenvolvimento regional.

Foto: Divulgação

Em entrevista ao Portal Vilson Nunes, o analista da Codevasf, Sérgio Coelho, destacou o avanço das discussões e o engajamento das comunidades envolvidas:

“Estamos muito otimistas. Este é um projeto sonhado há décadas e, agora, com o apoio conjunto dos governos e dos prefeitos da região, sentimos que ele está mais próximo de se tornar realidade. A cada audiência, captamos ideias e aprimoramos o projeto para garantir que beneficie de fato quem vive e produz no Vale.”

O prefeito Tito ressaltou a importância da união política e institucional para que a iniciativa avance:

“Este é um projeto que não tem pai nem mãe, é um projeto da nossa região. Precisamos estar unidos — poder público, empresários, lideranças e comunidade — para que o Vale do Iuiú saia do papel e traga desenvolvimento para todos. Palmas de Monte Alto está de mãos dadas nessa luta.”

Representando o Legislativo Montealtense, a vice-presidente da Câmara, Selma de Leotério, destacou o valor do diálogo aberto com a população:

“Foi um momento de extrema importância, onde a população pôde participar, tirar dúvidas e renovar a esperança em dias melhores. Esse projeto representa crescimento, geração de renda e fortalecimento da agricultura, e nós, enquanto Câmara, estamos comprometidos em apoiar sua concretização.”

Em 2023, o Governo Federal abriu a licitação para estudos de viabilidade e modelagem de concessão do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiu. A Codevasf é responsável pela criação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, bem como pela modelagem jurídica da Parceria Público-Privada (PPP).

Feito por Portal Vilson Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Leia mais

PUBLICIDADE