![](https://vilsonnunes.com.br/wp-content/uploads/2020/03/JOAQUIM-DA-JUREMA-ENTREVISTA-2.jpeg)
Através de uma Emenda Aditiva, aprovada no dia 19 de setembro de 2022, o novo Regimento Interno da Câmara Municipal de Palmas de Monte Alto prevê em sua redação, que o dia 20 de novembro, “Dia da Consciência Negra”, será considerada sessão solene no Poder Legislativo, quando o órgão poderá desenvolver ações de reflexão sobre a importância da comemoração. A iniciativa foi do vereador Joaquim da Jurema, e aprovada por unanimidade. “Entendo ser muito importante constar isso no nosso Regimento, pois ainda existe muita discriminação racial e precisamos falar sobre isso no poder legislativo, a consciência negra nos permite resgatar e valorizar a cultura afrodescendente, bem como tomar consciência dos problemas causados pelo racismo“, manifestou o parlamentar.
Em Palmas de Monte Alto, dezenas de comunidades já foram oficializadas como quilombolas, o que representa um avanço no município, e demonstra a importância de valorizar a cultura e raça dos negros no município.
Significado do Dia da Consciência Negra
No dia 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra. A data foi oficializada por uma lei de 2011 e é inclusive feriado em alguns estados e cidades. Ela foi escolhida para homenagear Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares, que morreu nesse dia, em 1695.
A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira. Os principais temas que podem ser abordados no Dia da Consciência Negra são o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras.
Fonte: Ascom